Sem chuvas há vários dias e com temperaturas máximas acima dos 34,5ºC, Vitória da Conquista registrou vários incêndios florestais nesta fim de semana. A baixa umidade, que chegou a 22% neste domingo (12), também favorecem a situação.
A prefeitura informou que registou 15 focos somente no sábado (11). O maior ocorreu na Serra do Periperi. Equipe da brigada de incêndios da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), reforçada neste feriado prolongado, atuou para debelar as chamas em várias frentes.
“Ontem, tivemos vários focos de incêndio e passamos o dia inteiro para conseguir debelá-los, com várias pessoas trabalhando e com a ajuda do Corpo de Bombeiros nesta operação”, disse a titular da pasta, Ana Cláudia Passos.
A Semma ressaltou que, apesar das condições climáticas favorecerem o surgimento dos focos de incêndio, levantamento recente da Semma demonstra que 90% das ocorrências de queimadas se devem à ação humana e se dão de forma criminosa. Por isso, a secretária faz um apelo: “pedimos à população que não coloque fogo em lixo, não faça aceiro, colocando fogo na vegetação, tenha cuidado com bitucas de cigarro”.
Por fim a pasta frisou as queimadas causam danos materiais, ambientais e agravam problemas respiratórios, destroem o meio ambiente e colocam em risco a fauna silvestre. Por estas razões, a expectativa da Semma é que a população auxilie na fiscalização, denunciando esse tipo de ação, que é enquadrada como crime previsto tanto no Código Penal quanto na Lei de Crimes Ambientais.
Os contados em caso de incêndio devem ser direcionados ao Corpo de Bombeiros, pelo número 193.
A meteorologia prevê que o tempo deverá continuar quente e seco nos próximos dias na região, com novos registros de temperaturas altas. As chances de chuva para a semana continuam muito baixas.