Bahia

Licenciamento de veículos pode ser feito pela plataforma ba.gov.br

Publicado por
Compartilhado

Visando mais comodidade, praticidade e agilidade o Governo Estadual lançou nesta sexta-feira (17), o licenciamento integrado de veículo, que vai permitir a realização do serviço de forma 100% digital pela nova plataforma ba.gov.br, utilizando apenas um computador ou até mesmo um celular. A partir de agora, todos os procedimentos para licenciamento veicular podem ser feitos sem precisar sair de casa.

De acordo com informações da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb) outra novidade é a conveniência de pagar o licenciamento usando o Pix. O IPVA, o seguro obrigatório e eventuais multas podem ser quitados utilizando qualquer aplicativo bancário, sem enfrentar filas de banco. Para fazer o pagamento desta forma basta gerar o Documento de Arrecadação do Estado (DAE) no ba.gov.br e pagar no aplicativo do seu banco.

Este ano, os proprietários de veículos com número final de placa 0 e 9 já podem fazer o pagamento pela plataforma (cota remanescente do parcelamento ou o valor integral do licenciamento). Mas, em 2024, o Licenciamento Integrado, realizado pelo portal ba.gov.br, só poderá ser pago em cota única.

O novo Licenciamento Integrado pode ser acessado por pessoas físicas e jurídicas pela plataforma ba.gov.br. No caso das Pessoas Jurídicas (PJ) todo serviço deve ser feito pelo portal www.ba.gov.br, mas a emissão do CRLV-e será pelo site do Detran-Ba.

Depois de realizar o pagamento dos tributos é só emitir o documento (CRLV-e) do veículo pelo ba.gov.br, no prazo máximo de 24 horas. Para conseguir fazer os procedimentos do Licenciamento Integrado é preciso possuir cadastro na plataforma de serviços do Governo (www.ba.gov.br) e acessá-la usando seu login e senha. Caso não tenha cadastro no portal será necessário fazê-lo um antes.

Anteriormente, o licenciamento de veículo só podia ser pago nos bancos conveniados (Banco do Brasil, Bancoob e Bradesco). Aqueles cidadãos que não eram correntistas destas instituições bancárias tinham que pegar a fila no banco para fazer o pagamento.

A nova plataforma ba.gov.br foi lançada no dia primeiro deste mês e já conta com um total de 551 serviços públicos disponibilizados para o cidadão. O portal abriga todos os serviços que eram oferecidos pelo SAC Digital, dentro dos padrões de máxima segurança e confiabilidade.

Os usuários podem ter acesso aos serviços por meio da web, mobile (iOS e Android), pelo WhatsApp, além de um aplicativo próprio (aplicativo do SAC Digital já foi atualizado para a nova plataforma ba.gov.br.

A plataforma é uma experiência pioneira no Estado, que oferece facilidade e comodidade ao cidadão. O objetivo é garantir uma experiência intuitiva e resolutiva, com opções variadas de acesso, atendendo, assim, a todos os públicos.

Esta postagem foi publicada em 17 de novembro de 2023 14:52

Publicado por

Notícias recentes

Programação da Festa de Santo Antônio de Urandi 2024 foi divulgada

Entre os dias 1º e 13 de junho, o município de Urandi, na Região de…

1 de maio de 2024

Concurso da Prefeitura de Irecê encerra inscrições no próximo domingo

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Irecê, na Bahia.…

1 de maio de 2024

Apostador da Bahia ganhou R$ 45,5 mil na Mega-Sena desta terça-feira

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2719 da Mega-Sena, sorteado na noite desta terça-feira,…

1 de maio de 2024

Fundação José Silveira abriu vagas de emprego e estágio em Feira de Santana, Itapetinga, Jequié e Salvador

A Fundação José Silveira (FJS), instituição filantrópica sem fins lucrativos que atende principalmente a população…

1 de maio de 2024

Detran abriu novo leilão com quase 250 veículos e sucatas em Brumado, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus e Jacobina

O Departamento Estadual de Trânsito do Estado da Bahia (Detran) abriu um novo leilão de…

1 de maio de 2024

Reunião em Guanambi discutiu estratégias para o Parque Estadual da Serra dos Montes Altos

Em uma reunião realizada nesta terça-feira, 30 de abril, na sede do Instituto do Meio…

30 de abril de 2024