Um caminhão carregado com 600 quilos de maconha foi interceptado por equipes da 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior (22ª Coorpin), com o suporte do Departamento de Inteligência Policial (DIP), do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) e da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (Cati/Depin).
A ação integrada ocorreu na madrugada desta sexta-feira (17), na BR-030, próximo ao trevo que liga a rodovia ao município de Ibiassucê, a 625 quilômetros de Salvador. A partir de informações de inteligência e de investigação, equipes conseguiram interceptar um caminhão baú que transportava a droga e prender o motorista, um homem de 50 anos.
Com o auxílio do DIP, a 6ª Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE/Itabuna) intensificou as investigações sobre o transporte da droga, realizando o tratamento das informações e o repasse à 22ª Coorpin.
A abordagem ao caminhão foi realizada às margens da rodovia que liga Caetité a Brumado. Ao ser questionado, o motorista afirmou ser comerciante de redes e estar a caminho de Feira de Santana, sem nenhuma carga. No entanto, durante vistoria ao veículo, foi localizado um teto falso, parafusado na estrutura da carroceria, onde estavam 724 pacotes de maconha.
A ação é um desdobramento da Operação Ancorar, deflagrada pelo Denarc, ao qual a 6ª DTE é vinculada. Deflagrada no último dia 27, a ação prendeu líderes de uma organização criminosa com atuação em diversos municípios do sul e sudoeste da Bahia, além de cumprir outros mandados ao longo das últimas semanas – como quando prendeu uma mulher que atuava como ‘mula’ do tráfico e que estava com 5 quilos de crack em um ônibus.
De acordo com a Polícia Civil, o motorista do caminhão baú foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. Ele passou pelos exames de lesões corporais de praxe e está à disposição do Poder Judiciário. O veículo foi apreendido e levado para a sede da 22º Coorpin, em Guanambi.