As nuvens carregadas não trouxeram chuvas generalizadas às regiões de Guanambi e Bom Jesus da Lapa. Embora ainda haja alguma umidade sobre o Oeste da Bahia, as chances de chuva diminuíram bastante com base nos prognósticos da maioria das fontes de previsão meteorológica.
Desde a última sexta-feira (17), várias localidades registraram chuvas isoladas e até alguns temporais, no entanto, de forma bastante irregular, como já mostravam as previsões no início da semana.
O aumento da nebulosidade, depois de mais de uma semana com temperaturas muito acima da média, trouxe um leve alívio ao calor nestas localidades, principalmente nesta segunda-feira (20), no entanto, a trégua não deve durar muito.
De acordo com as previsões mais recentes, até o fim de semana, as máximas podem voltar a passar dos 40ºC em Bom Jesus da Lapa e dos 39ºC em Guanambi. No domingo (26), algumas localidades poderão registrar pancadas de chuva, mais uma vez em volumes pequenos e de forma irregular.
Os dados da estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram que a máxima ficou acima dos 38ºC por dez dias seguidos em Bom Jesus da Lapa, sendo que em três deles ficou acima dos 40ºC. O acumulado de chuva dos últimos dias é de apenas 5,8 mm, registrado nesta segunda-feira (20), e do mês é de 55,6 mm.
Já em Guanambi, os dados não estão sendo coletados por conta de um problema na estação que já dura mais de um mês. Nos pluviômetros da Agência Sertão, no Centro da cidade, foram registrados 5 mm entre o fim da noite de domingo (19) e o início da madrugada seguinte. No mês, o registro foi de 59 mm.
Na estação meteorológica mais próxima, em Espinosa/MG, a 90 quilômetros, a máxima chegou a 41ºC na terça-feira (14), a maior já medida na cidade.
Entre as cidades com registros meteorológicos oficiais na Bahia, Urandi, com 41 mm medidos pelo Cemaden, e Barra, com 39 mm pelo Inmet, foram as cidades com as maiores chuvas dos últimos dias.
Possibilidade de novas chuvas
A única região do estado com chances de chuvas mais significativa é o Extremo-oeste do estado, principalmente as áreas mais próximas da divisa com Goiás e Tocantins. Nesta região, as precipitações também devem ser irregulares.
No Litoral os próximos dias devem ser de sol na maior parte do dia com alguma possibilidade de pancadas fracas.
Veja a previsão completa para os próximos dias