Um novo problema na captação deixou a população de Bom Jesus da Lapa sem água nesta quarta-feira (22). A suspensão do abastecimento foi informada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) por meio de suas redes sociais.
Em um vídeo, Gerson Nunes, diretor da autarquia municipal, disse que a suspensão foi necessária devido a diversos desmoronamentos nas margens do Rio São Francisco, afetando a bomba do sistema.
Até o momento, não foi informada a previsão para retomada do fornecimento de água na cidade.
Os problemas constantes têm sido um desafio diário para os moradores. Após vários dias sem água nas torneiras, o fornecimento regular para todos os bairros foi retornado nesta segunda-feira (20).
No último dia 11, houve um rompimento de canos na rede principal que leva a água da estação de tratamento até a cidade, e em algumas conexões de transição, que fazem a distribuição para as redes dos bairros, suspendendo o sistema.
Após normalizar a situação, em menos de 24 horas, um novo rompimento foi detectado e logo em seguia a fiação elétrica do setor de captação pegou fogo, também na margem do Rio São Francisco. O abastecimento só foi normalizada horas depois, de forma gradativa e lenta.
Na ocasião, muitas famílias de bairros distantes do centro denunciaram a situação. Alguns moradores entraram com uma ação no Ministério Público para que a Justiça possa intervir para garantir a melhoria do serviço. Devido à situação critica, o Saae realizou o abastecimento de água em algumas casas com auxílio do carro-pipa.
Com o novo problema, ainda sem um prazo definido para a solução, a qualidade de vida na cidade fica prejudicada, tendo em vista um novo aumento do calor previstos pela meteorologia para os próximos dias.
Adutora da Fé
A população de Bom Jesus da Lapa aguarda com expectativa pela construção da Adutora da Fé. De acordo a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba Codevasf (Codevasf), às obras da primeira etapa foram iniciadas e a conclusão do empreendimento está prevista para 2024. O investimento do governo federal nessa etapa é de R$ 40 milhões.
O projeto contempla uma Estação Elevatória de Água Bruta (EEAB), interligada a uma Estação de Tratamento de Água (ETA) pré-fabricada por meio de adutora de água bruta, e uma Estação Elevatória de Água Tratada (EEAT), que vai abastece Bom Jesus da Lapa.
No ano passado, a Codevasf informou que estava sendo finalizada todas as movimentações de terra para atingimento das cotas de terreno das unidades que comporão a Estação de Tratamento de Água (ETA). Bem como, estacas, blocos e vigas do sistema de fundações da cabine de medição já foram implantadas.
O próximo passo será o escavamento das estacas da unidade de tratamento de resíduos e da casa de química e a concretagem da estrutura da cabine de medição, com vigas e pilares, entre outros componentes.
A ordem de serviço para o início das obras da primeira etapa da Adutora da Fé foi assinada em setembro 2022. O empreendimento atenderá, em sua totalidade, aos municípios de Bom Jesus da Lapa, Riacho de Santana e Igaporã. A expectativa é de que, em 2040, a adutora beneficie cerca de 140 mil pessoas. O investimento total nessa ação será de cerca de R$ 154 milhões.