Há dois meses do fim de 2023, o Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, alcançou um novo recorde anual de movimentação de passageiros. De janeiro a outubro foram 188.322 embarques e 188.500 desembarques, totalizando 377.196 procedimentos do tipo.
Os dados foram divulgados pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur), por meio da Superintendência de Investimentos em Zonas Turísticas (Suinvest) e da Diretoria de Planejamento Turístico (DPT). A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) também já atualizou os dados de outubro.
O recorde anterior era do ano de 2022, quando 346.703 passageiros passaram pelo aeroporto. Até o fim de 2023, a expectativa é que este número chegue a cerca de 450 mil.
Em outubro, 33.526 passageiros passaram pelo aeroporto, a maior movimentação para o mês já registrada, 24,4% maior do que a de outubro de 2022, quando foram realizados 26.953 procedimentos. O mês com maior fluxo de passageiros até o momento foi janeiro deste ano, com 44.812 passageiros passando pelo local.
Inaugurado em julho de 2019, o Glauber Rocha já acumula quase 1,4 milhão de passageiros transportados.
Neste período de funcionamento, cerca de 56,4% da movimentação de passageiros ocorreu nas rotas para o Aeroporto de Guarulhos, 24,4% para Salvador, e 15,3% para Belo Horizonte. O restante dos registros foram para destinos não mais atendidos, como Campinas/SP, e para destinos com voos esporádicos.
Confira as estatísticas completas da Setur e os Indicadores de Mercado Aéreo da Ana.
Voos e companhias
Atualmente, três companhias aéreas operam no Aeroporto de Vitória da Conquista, ofertando três diferentes destinos. A Azul Linhas Aéreas opera voos ligando a cidade ao Aeroporto Internacional de Salvador e ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. Já a Gol e a Latam operam voos para o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.
A partir de Janeiro, a VoePass retornará as operações com um voo para Salvador e a Gol também irá retomar seu voo para a capital do estado.
Batismos
Nas últimas semanas, o Glauber Rocha realizou dois batismos de aeronaves, procedimento tradicional da aviação para marcar a chegada de um novo modelo, rota, companhia ou aposentadoria de piloto.
No dia 29 de outubro, a Azul pousou pela primeira vez com um avião Embraer E195 E2 e no último domingo (19) com um Airbus A320neo.