O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) abriu um concurso público para preenchimento de vagas de nível superior, nos cargos de Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade, e Analista Executivo em Metrologia e Qualidade.
O edital foi publicado na edição desta terça-feira (5) do Diário Oficial da União (DOU). O certame será organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan).
São ao todo 100 oportunidades para contração imediata, além de formação de cadastro de reserva, com reserva de vagas para pessoas com deficiência e autodeclaradas negras.
Encontre as melhores apostilas para concurso
Do total de vagas, 40 são para analistas e 60 para tecnologistas, subdivida em diversas áreas do conhecimento, como Administração, Ciência da Computação (e áreas afins), Contabilidade, Comunicação Social, Direito, Econômica, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Segurança do Trabalho, Pedagogia, Psicologia, entre outras. Algumas das vagas têm como pré-requisitos formação superior em qualquer área.
A remuneração oferecida é R$ 8.700,31 para todos os cargos, equivalente à remuneração inicial na Classe C, Padrão I.
Inscrições
As inscrições do concurso do Inmetro serão abertas às 14h desta terça-feira, 5 de dezembro, e serão encerradas no dia 8 de janeiro de 2024, exclusivamente pela página do Idecan.
A taxa de participação é de R$ 125. Pessoas pertencentes a famílias de baixa renda devidamente inscritas no CadÚnico e doadores de medula óssea podem solicitar a isenção do pagamento.
Seleção
A seleção dos inscritos no concurso do Inmetro ocorrerá em três etapas. A primeira é a prova discursiva, com 70 questões de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Língua Estrangeira, Conhecimento sobre o Inmetro, e Conhecimentos Específicos concernentes ao cargo a que está concorrendo.
A segunda etapa é a prova discursiva, que consistirá na redação de um texto dissertativo de, no mínimo, 20 linhas e, no máximo, 30, a respeito de temas relacionados aos objetos de avaliação.
As provas estão previstas para ser aplicadas no dia 16 de abril de 2024, nas cidades de Brasília/DF, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, Porto Alegre/RS, Salvador/BA e Rio de Janeiro/RJ.
Por fim, haverá ainda a terceira etapa, que consiste na prova de títulos, de caráter meramente classificatório.
O concurso do Inmetro terá validade de dois anos, contados a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério da administração do órgão.