Anúncio
Região de Feira de Santana

Deputado estadual é acusado de liderar grupo miliciano em Feira de Santana

Publicado por
Aleff Melo
Compartilhado
Anúncio

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (7) a Operação El Patron, cujo objetivo é desarticular uma estruturada organização criminosa especializada na lavagem de capitais advindos de jogo do bicho, agiotagem, extorsão, receptação qualificada, entre outras infrações penais. O grupo é atuante em Feira de Santana e cidades vizinhas.

Um dos alvos foi o deputado estadual da Bahia, Kleber Cristian Escolano de Almeida (Patriotas), conhecido como Binho Galinha. O parlamentar é apontado como líder de grupo miliciano. Ele foi o segundo candidato mais votado em Feira de Santana nas eleições de 2020.

Anúncio

Também estão envolvidos três policiais militares do estado da Bahia, integrantes do braço armado do grupo miliciano, cujas atribuições seriam de efetuar cobranças, mediante violência e grave ameaça, de valores indevidos oriundos de jogos ilícitos e empréstimos a juros excessivos.

Foto: Redes sociais/ Deputado estadual Kleber Cristian Escolano de Almeida, conhecido como Binho Galinha.

De acordo com informações da PF a operação contou com o apoio da Receita Federal, do Ministério Público Estadual e da Força Correcional Integrada FORCE/COGER/SSP/BA.

Foram expedidos dez mandados de prisão preventiva, 33 mandados de busca e apreensão, bloqueio de mais de R$ 700 milhões das contas bancárias dos investigados e o sequestro de 26 propriedades urbanas e rurais, além da suspensão de atividades econômicas de seis empresas, em cumprimento à decisão do Juízo da 1º Vara Criminal de Feira de Santana.

Participam da operação 200 policiais federais e estaduais, além de 15 Auditores-Fiscais da Receita Federal e seis Analistas Tributários.

A investigação teve início após recebimento de ofício encaminhado pelo Ministério Público do estado da Bahia (MP-BA), relatando graves ilícitos penais que estariam sendo perpetrados na região. Com o aprofundamento das diligências, colheram-se elementos probatórios que revelaram a participação dos indiciados num grupo miliciano e evidenciaram parte de sua estrutura, inclusive o seu poderio econômico.

Segundo foi apurado, o chefe da organização atualmente é detentor de foro por prerrogativa de função e, com isso, faz-se necessário esclarecer que, desde 2018, o Supremo Tribunal Federal vem entendendo que parlamentares serão processados e julgados pela justiça de primeiro grau em caso cometimento de crimes antes da diplomação do cargo e desconexo a ele.

Anúncio

A Receita Federal, em cumprimento à ordem judicial, produziu relatórios apontando inconsistências fiscais dos investigados, movimentação financeira incompatível, bem como propriedade de bens móveis e imóveis não declarados e indícios de lavagem de dinheiro.

A deflagração da operação contou com o apoio do Comando de Operações Táticas da Polícia Federal (COT), Grupo de Pronta Intervenção da Polícia Federal (GPI), do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público Estadual (GAECO) e da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil da Bahia (CORE).

A investigação continuará para apuração de eventuais outros envolvidos. Se condenados pelos crimes cometidos, os investigados se sujeitarão a penas máximas que, somadas, podem ultrapassar 50 anos de reclusão.

 

 

 

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 7 de dezembro de 2023 12:48

Aleff Melo

Anúncio
Publicado por
Aleff Melo

Notícias recentes

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024

Revenda BYD na Bahia abriu várias vagas de emprego

A BYD Mandarim, primeira revenda da montadora chinesa na Bahia, pertencente ao Grupo Indiana, abriu…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio