A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) divulgou os editais de seleção para Licenciatura em Agroecologia, em Riacho de Santana, e Engenharia Agronômica, em Santana, ofertados na modalidade fora da sede e da pedagogia da alternância.
Para o curso de Bacharelado em Engenharia Agronômica, serão disponibilizadas 50 vagas por meio do Departamento de Ciências Humanas – Campus IX, localizado no município de Barreiras.
Em Riacho de Santana, foram abertas 50 vagas para o curso de Licenciatura em Agroecologia, sob responsabilidade do Departamento de Educação – Campus XII, de Guanambi, por meio de parceira com a Escola Famílias Agrícola (Elas), vinculada à Associação das Escolas das Comunidades e Famílias Agrícolas da Bahia (AecoFaba).
Inscrições
As inscrições para os dois cursos ficarão abertas até o dia 22 de outubro, exclusivamente pelo site de editais da Uneb. Não será cobrada taxa de inscrição nesse Processo Seletivo Especial.
A seleção será pela média de notas obtidas nas disciplinas de Português e Matemática para cada ano do ensino médio (mínimo de 03 e máximo de 04 anos). Quem fez a Certificação do ensino médio por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) deve informar, no formulário de inscrição, em campos próprios, as notas do Boletim de Desempenho ou Comprovante de Notas
Agroecologia
A abertura do curso de Licenciatura em Agroecologia no IF Baiano se destina a candidatos egressos das Escolas Famílias Agrícolas, da rede das Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semiárido (Refaisa) e Casa Familiar Rurais (CFR), professores, monitores, gestores em exercício de suas funções nas referidas instituições que tenham concluído o Ensino Médio (2º Grau) ou curso equivalente que atendam aos critérios contidos no Edital.
Ainda no processo de implantação, o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, atual governador, falou sobre a importância da parceria. “A criação desse curso, em parceria com a Uneb e a Aecogaba, vem para suprir uma demanda existente na região de Riacho de Santana e que irá beneficiar muitos jovens com uma educação diferenciada”, afirmou ele em 2022.
O diretora da Aecofaba, Cátia Carvalho, destacou a importância do curso para o território. ” É a realização de um sonho de anos, pois temos uma demanda muito grande e, inclusive, os nossos alunos são filhos de pequenos agricultores ligados diretamente ao campo. Então, esse curso fortalece e da continuidade a esse trabalho, junto aos agricultores familiares da nossa região”, explicou Carvalho.