Região de Salvador

1ª Feira Agroecológica da Bahia começa nesta quarta em Salvador e vai até domingo

Publicado por
Compartilhado

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) divulgou nesta terça-feira (12) que a maior feira de agricultura familiar do país está de volta com novidades que prometem encantar, ainda mais, os visitantes. A 14ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que acontece no Parque Costa Azul, de 13 a 17 de dezembro, realiza a 1ª Feira Agroecológica da Bahia.

De acordo com informações da SDR a Feira Agroecológica contará com uma variedade de produtos, desde frutas, verduras, hortaliças até itens agroindustrializados como café, cachaça e chocolate, todos certificados pelo Sistema Participativo de Garantia (SPG) do estado, credenciado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A organização da Feira Agroecológica é da Rede de Agroecologia Povos da Mata, uma articulação dos produtores da agricultura familiar, assentados da reforma agrária, de comunidades indígenas e quilombolas, consumidores e técnicos. A Rede conta com o Organismo Participativo da Avaliação da Conformidade Orgânica (Opa), que certifica a unidade produtiva agrícola e agroindustrial orgânica e os produtos de seus associados.

Paula Silva, secretária da Rede de Agroecologia Povos da Mata, destacou que a expectativa é grande. “É uma oportunidade ímpar de mostrar o trabalho que a Rede vem fazendo no estado da Bahia e mostrar para os empreendimentos da agricultura familiar que existe uma forma de a gente fazer a transição agroecológica no estado com a certificação participativa”.

Paula acrescenta que também será um momento de desmitificar o discurso de que o produto orgânico é um produto caro. “Os visitantes vão ver que os produtos têm um preço justo. Como a gente sempre diz: justo para quem produz e justo para quem compra. Não é o certificado que determina que aquele produto é mais caro e sim o controle social que a gente faz, a forma agroecológica de se fazer com os princípios agroecológicos mais determinados”.

Mais novidades

A Tenda Brasil é outra novidade da 14ª Feira. Em uma área de 528 metros quadrados os visitantes irão poder conhecer e adquirir produtos de empreendimentos da agricultura familiar e economia solidária de 24 estados brasileiros. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado e o Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

Os visitantes podem conferir ainda os 27 Armazéns Territoriais com a comercialização de mais de três mil produtos de diversas regiões do estado. As comunidades quilombolas e os povos indígenas terão espaços dedicados para compartilhar suas culturas e tradições. Tem ainda Praça Gastronômica, shows gratuitos, coleta seletiva, ponto de arrecadação de alimentos para o Programa estadual Bahia sem Fome e muito mais.

O evento é realizado pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes-Bahia), com o apoio do MDA e da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).

Serviço:

O quê: 14ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária
Onde: Parque Costa Azul, Salvador – Bahia
Quando: de 13 a 17 de dezembro de 2023
Funcionamento: 13/12 – 17h às 22h | 14/12 – 12h às 22h | 15 a 17/12 – 10h às 22h

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 13 de dezembro de 2023 15:56

Publicado por

Notícias recentes

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo divem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a…

28 de abril de 2024

Inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Salvador para PGMS encerram nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no processo seletivo simplificado aberto pela Prefeitura de Salvador,…

27 de abril de 2024

Santa Casa da Bahia abriu vagas de emprego e para programa Jovem Aprendiz

A Santa Casa da Bahia, instituição filantrópica responsável por manter e administrar unidades de saúde…

27 de abril de 2024

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio