Por meio de decretos publicados na edição esta quinta-feira (14), o governador Jerônimo Rodrigues reconheceu a situação de emergência por conta da estiagem em mais seis municípios, chegando a 150 o total de localidades do estado nestas condições causadas pela irregularidade das chuvas.
Os decretos têm validade de 180 dias e valem para os municípios de Bom Jesus da Lapa, Fátima, Ipirá, Ituaçu, Marcionílio Souza e Sento Sé.
Os decretos têm como base as informações prestadas pelas prefeituras dos respectivos municípios junto à Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec).
Com o reconhecimento estadual, as prefeituras poderão continuar com as ações emergenciais implementadas para atender a população afetada pela falta de água.
Elas também podem solicitar o reconhecimento do Governo Federal e conseguir apoio para o restabelecimento imediato dos serviços essenciais, como o abastecimento de água potável, com utilização de caminhões-pipa e outras ações para melhorar a disponibilidade de água.
Este ano, por conta do El Niño, o semiárido baiano tem registrado chuvas ainda mais escassas e temperaturas cada vez mais elevadas.
O mês de novembro foi de chuvas abaixo da média e temperaturas muito altas em boa parte do estado, assim como a primeira quinzena de dezembro. Tais condições têm causado muitos problemas para a produção agropecuária, com registros de mortandade de animais pela falta de pastagens e de água para a dessedentação.
As previsões apontam que as chuvas volumosas podem chegar a todas as áreas do estado em situação de emergência a partir da próxima semana. Antes disso, uma nova onda de calor segue mantendo as temperaturas elevadas em boa parte da Bahia.
Bom Jesus da Lapa, agora com situação de emergência reconhecida, tem figurando com uma das cidades mais quentes do país nos últimos meses. No último sábado (9), a máxima na cidade chegou a 41,1ºC.