Na manhã desta quarta-feira (13), em um ato simbólico, os secretários Edmilson Junior e Lajucy Donato, de saúde e educação, respectivamente, realizaram a entrega de 5.500 pacotes de absorventes que serão distribuídos em cinco escolas municipais, beneficiando 407 adolescentes.
A ação integra o Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual, ao qual o município de Guanambi aderiu. O Ministério da Saúde repassou o valor de R$ 7 mil, e o município fez uma contrapartida de igual valor, com previsão de ampliação dos valores para o ano de 2024.
“A finalidade é garantir dignidade às meninas que estão em sala de aula. Infelizmente, muitas delas não têm recursos para um item essencial para a higiene e saúde”, destacou o secretário de saúde, Edmilson Júnior.
A vereadora Miria Paes, autora de uma indicação na Câmara solicitando a adesão, considerou o programa uma importante conquista: “Para nós, é muito importante ampliar o apoio e a defesa da dignidade da mulher. Muitas meninas deixam de ir à escola por não terem um absorvente, o que gera prejuízo ao aprendizado”.
Inicialmente, cinco escolas serão beneficiadas: Escola Celito Brito, no Residencial das Árvores, Colégio Rômulo Almeida, que atende alunos da região do Baixio, Escola Adelice Magda, no Bairro São Sebastião, Escola Colônia Agrícola, de Ceraíma, e Escola Maria Regina, no Bairro Beija Flor.
“Para receber o benefício, a aluna deve estar devidamente matriculada e inscrita no Cadastro Único. É muito importante garantir todo mês para essas meninas o absorvente de que precisam”, destacou a secretária de educação, Lajucy Donato.
A diretora da Escola Municipal Celito Brito, professora Ildete Costa, recebeu das mãos dos secretários a cota do material que será distribuído entre as alunas beneficiárias do programa.