A Prefeitura de Guanambi, por meio da Coordenação Municipal da Defesa Civil (Compdec), está lançando uma campanha emergencial de arrecadação de água mineral, com o objetivo de auxiliar a comunidade da zona rural a enfrentar os impactos da seca.
De acordo com o município, a falta de chuvas tem causado sérios problemas, deixando os moradores sem acesso adequado à água potável. Diante dessa necessidade básica, a Defesa Civil está mobilizando esforços, junto à população conquistense, para arrecadar água mineral e distribuí-la aos afetados.
Segundo a coordenadora municipal de Defesa Civil, Rosângela Freitas, a campanha de doação acontece mediante os recentes alertas de baixa umidade, falta de chuva, ondas de calor recorrentes e a negativa do Governo Federal em aprovar um pleito da ordem de R$ 1,2 milhão para aquisição e distribuição de água potável. “Tomamos a iniciativa de buscar junto à sociedade civil este apoio”, esclareceu Rosângela.
O ponto de recebimento da água mineral é a sede da Compdec, localizada na Rua dos Andrades, nº 115, que será distribuída de acordo com a chegada dos itens para as populações mais afetadas. “Uma vez que ela está espalhada em todos os distritos e a nossa extensão territorial é imensa, por uma questão de logística, não esperaremos acumular tudo para depois entregar”, complementou a coordenadora.
A prefeitura informou que vem solicitado de forma recorrente ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, recursos para a compra de provisões de emergência, como água potável e cestas básicas, além de melhorias na Operação Carro-Pipa. “Infelizmente, até o momento, esses pedidos não foram atendidos, o que dificulta ainda mais a situação enfrentada pela comunidade afetada pela seca”, destacou Rosa Freitas.
“A expectativa é de que a campanha de doação de água mineral possa suprir temporariamente essa demanda urgente. No entanto, é fundamental que as autoridades competentes tomem medidas efetivas para garantir o abastecimento de água a longo prazo e oferecer suporte adequado às comunidades rurais afetadas”, disse a nota da prefeitura.