Transporte

Unidade de liquefação e compressão em Itabuna garantirá abastecimento de gás natural em várias partes Bahia

Publicado por
Compartilhado

A cidade de Itabuna será sede da primeira unidade no Nordeste de liquefação e compressão de gás natural (GN) oriundo de gasoduto. A unidade permitirá que o combustível, avaliado como de baixo impacto para o meio ambiente, com o custo por quilômetro rodado até 30% menor do que a gasolina e o álcool, usado em veículos, e com o preço competitivo do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), usado pelas indústrias, chegue a regiões distantes do gasoduto da Bahiagás, a exemplo do Oeste do estado, Vitória da Conquista, Jequié e Juazeiro.

Nesta quarta-feira (13), a pedra fundamental do projeto foi lançada pelo presidente da distribuidora de combustíveis Petrobahia, Thiago Andrade, com as presenças do CEO da GNLink, Marcelo Rodrigues, e do prefeito de Itabuna, Augusto Castro. Em visita à cidade baiana Thiago Andrade também participa do Fórum Empresarial da Bahia, no Centro de Cultura Adonias Filho, das 18h às 22h. No evento, Andrade integra o painel “Governança e investimentos para o desenvolvimento Econômico do Sul da Bahia”.

A unidade faz parte do projeto da Petrobahia de construção de Corredores Azuis, infraestrutura pensada para permitir o uso de gás natural como combustível em veículos rodoviários e indústrias em áreas até mil km de distância do gasoduto.

Fruto de parceria entre a distribuidora de combustíveis baiana e a GNLink, a unidade, com capacidade de produção de 98.000 m3/dia, tem operação prevista para o terceiro trimestre de 2024. De acordo com Thiago Andrade, este projeto de vanguarda garante novos avanços na interiorização do gás natural na Bahia e em outras regiões do Nordeste, e já apresenta a necessidade de dobrar a capacidade operacional para atender a demanda que vem se anunciando promissora.

“A partir da unidade, vai ser possível instalar postos, aproximadamente, a cada 300 quilômetros de distância uns dos outros, criando Corredores Azuis. A meta é chegar até Luís Eduardo Magalhães, Juazeiro e os principais eixos rodoviários do estado, com postos Petrobahia disponibilizando GN para o consumidor”, explica.

Com investimento da ordem de R$ 155 milhões, o projeto prevê que a GNLink compre o gás natural da Bahiagás, opere e mantenha as unidades de processamento e distribuição do Gás Natural Liquefeito (GNL) e Gás Natural Comprimido (GNC). Já a Petrobahia será responsável pela logística, contando com a expertise da Transbahia Transportes, e ainda utilizará o gás natural para ampliar a sua rede de postos com Gás Natural Veicular (GNV) pela Bahia.

A Petrobahia informou ainda que está desenvolvendo parcerias com outros fornecedores de gás natural no Nordeste, para que no futuro possa fechar vários círculos com raio de ação de mil km e assim expandir a oferta de GN no Nordeste, numa espécie de amplo hub logístico de suprimento desse combustível. “Seremos responsáveis pela infraestrutura nos polos supridores e na entrega aos clientes. O primeiro eixo deste projeto é, a partir da costa nordestina, expandindo-se para o interior”, conclui Thiago Andrade.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 14 de dezembro de 2023 02:34

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo dividem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a…

28 de abril de 2024

Inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Salvador para PGMS encerram nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no processo seletivo simplificado aberto pela Prefeitura de Salvador,…

27 de abril de 2024

Santa Casa da Bahia abriu vagas de emprego e para programa Jovem Aprendiz

A Santa Casa da Bahia, instituição filantrópica responsável por manter e administrar unidades de saúde…

27 de abril de 2024

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio