Bahia

Parceria entre Incra e Ufba prevê ações em territórios quilombolas e assentamentos na Bahia e em São Paulo

Publicado por
Compartilhado

Termo de Execução Descentralizada (TED) nº 50/2023, firmado entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Universidade Federal da Bahia (Ufba), prevê o georreferenciamento, demarcação e certificação de 77,7 mil hectares em territórios quilombolas, além de 4,1 mil lotes em assentamentos na Bahia e São Paulo.

De acordo com informações do Incra, o extrato do TED foi publicado no portal do Instituto, nesta terça-feira (12). A iniciativa contemplará as regionais da autarquia da Bahia e de São Paulo. A vigência é de três anos, e o investimento, de R$ 26,4 milhões.

Também serão elaborados sete Relatórios Técnicos de Identificação e Delimitação (RTIDs) de territórios quilombolas, sendo cinco na Bahia e dois em São Paulo. Haverá, ainda, o mapeamento socioeconômico e ambiental dos assentamentos e territórios trabalhados e cem ações de estímulo ao empreendedorismo coletivo.

Outras ações

A iniciativa engloba o mapeamento da realidade ambiental com apoio à transição agroecológica, além da capacitação em tecnologias voltadas ao enfrentamento das mudanças climáticas em assentamentos e territórios quilombolas nos dois estados.

Serão realizadas atividades que estimulam o empreendedorismo coletivo focado na geração de renda e na preparação das famílias quilombolas e assentadas para o comércio dos seus produtos, como também para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

As peças técnicas fruto do TED serão sistematizadas para consulta e análise por meio de tecnologia a ser desenvolvida para a inserção de dados no Sistema de Gestão Fundiária (Sigef).

O Termo de Execução Descentralizada prevê, ainda, a publicação de documentos de referência, manuais de melhores práticas e inovações obtidas nos processos de demarcação de terras e dos empreendimentos coletivos estudados.

Regionais

Só na Bahia, a Ufba fará o georreferenciamento, a demarcação e a certificação de 70 mil hectares em territórios quilombolas. Já em São Paulo, as mesmas ações abrangem 7.776 hectares.

As atividades, do georreferenciamento até a certificação – acrescidas da supervisão ocupacional – irão atender a 3 mil lotes em assentamentos paulistas, e a 1.157 lotes de áreas de reforma agrária baianas.

Resultados

O superintendente regional do Incra na Bahia, Carlos Borges, destaca que a certificação dos lotes de assentamentos e de territórios quilombolas agilizará os processos de regularização fundiária e proporcionará mais rapidez na implementação de novas políticas públicas.

“Essas medidas não apenas fortalecem a segurança jurídica das áreas, mas também viabilizam a adesão a programas essenciais para o desenvolvimento sustentável, alinhando-se com as demandas urgentes da sociedade e do meio ambiente”, ressalta Borges.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 15 de dezembro de 2023 16:13

Publicado por

Notícias recentes

Estação Meteorológica do Inmet voltou a funcionar em Guanambi após mais de seis meses com problemas

A equipe de manutenção do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) esteve em Guanambi na última…

27 de abril de 2024

Prefeitura na Bahia encerra inscrições para concurso com 73 vagas nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Presidente Tancredo Neves,…

27 de abril de 2024

São Pedro de Iuiu 2024 divulgou primeiras atrações

Nesta sexta-feira, 26 de abril, foram divulgadas as primeiras atrações do São Pedro de Iuiu…

27 de abril de 2024

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio