A Associação Paraibana de Astronomia confirmou que o clarão visto no céu na Chapada Diamantina foi provocado por queda de meteoro. O caso repercutiu nas redes sociais após câmeras de segurança de algumas casas do município de Seabra registrarem o momento, na noite deste domingo (17).
O fenômeno também foi visto na cidade de Livramento de Nossa Senhora. Os estudos apontaram que o meteoro foi gerado pela passagem de uma rocha espacial que atingiu a Terra em alta velocidade.
Segundo o presidente da Associação Paraibana de Astronomia, o bólido não tem ligação com a chuva Geminídas, uma das poucas chuvas intensas que são favoráveis de se observar no hemisfério sul.
“A chuva de meteoros Geminídas está ocorrendo ainda, mas ao que tudo indica é que esse bólido que a gente viu ontem, na região central da Bahia, não tem nada a ver com essa chuva. Geralmente a chuva de meteoros não geram objetos tão luminosos como esse”, explicou o presidente da associação, Marcelo Zurita, ao G1.
De acordo com Marcelo Zurita, quanto maior a rocha, mais luminoso é o meteoro que ela gera. “Nesse caso, a gente acredita que foi um objeto grande, com talvez 1,5 metro de diâmetro que acabou gerando esse bólido”, pontuou.
Alguns dos moradores contaram que ouviram um barulho semelhante a um trovão durante a queda do meteoro. O presidente da Associação Paraibana de Astronomia informou que há um forte indício de que houve meteoritos em solo.