A empresa chinesa BYD, maior fabricante de carros elétricos do mundo, anunciou nesta quinta-feira (21) que vai criar 10 mil vagas de emprego na Bahia. Inicialmente, o plano previa a criação de cinco mil vagas.
Os postos de trabalho serão criados nas três fábricas que serão instaladas em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. A previsão é de que sejam investidos R$ 3 bilhões de reais no complexo industrial.
As fábricas da BYD vão produzir carros elétricos, baterias e componentes automotivos. As obras de instalação das fábricas devem começar em fevereiro de 2024 e a expectativa é de que os primeiros carros elétricos comecem a ser produzidos no final do mesmo ano.
As vagas de emprego serão abertas para profissionais de diferentes níveis de escolaridade e experiência. A empresa informou que vai priorizar a contratação de mão de obra local e que irá oferecer treinamento e capacitação para os novos funcionários.
A criação de 10 mil vagas de emprego na Bahia é um importante investimento para o estado. O setor automotivo é um dos principais geradores de emprego no Brasil e a chegada da BYD vai reforçar a presença desse setor na Bahia.
A empresa chinesa informou que pretende que o Brasil se torne “reconhecido mundialmente como potência energética e de consumo, além de ser um polo exportador de produtos eletrificados e uma das maiores referências no mercado automotivo 100% elétrico”.
“Esses investimentos representam uma mensagem clara de como a companhia acredita, aposta e investe a longo prazo no potencial do mercado brasileiro, um dos mais importantes do mundo”, contou, por meio de nota, Alexandre Baldy, conselheiro especial da BYD.
Desde o anúncio da instalação do complexo industrial na Bahia, a BYD já ofertou vagas de emprego para quinze áreas. Atualmente, há seleção aberta apenas para o cargo de Gerente Fiscal, além do banco de talentos abertos para receber currículos visando a abertura das vagas futuras.
Para cadastrar o currículo, é necessário acessar a página de recrutamento da empresa.