Depois de uma semana com chuvas em praticamente todas as regiões, o calor e o tempo seco voltou a prevalecer em boa parte da Bahia. Neste segunda-feira (25), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS), voltou a emitir alerta amarelo, de perigo potencial, para baixa umidade.
Atualização: Alerta laranja nesta terça-feira
Ao todo são 176 municípios baianos sob alerta, de um total de 711 dos estados de Alagoas, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Nortes.
Nestas áreas, são esperados índices de umidade relativa do ar variando entre 20% e 30%. Tais condições oferecem risco baixo de incêndios florestais e à saúde.
Mesmo que os riscos de incêndios florestais e de danos à saúde sejam baixos, sob estas condições é importante manter a hidratação consumindo bastante líquido, principalmente água, além de evitar o desgaste físico e a exposição ao sol nas horas mais quentes e secas do dia.
Em todo o país, há alerta amarelo para chuvas intensas no Norte, Centro-Oeste e Sudeste, além de alertas laranja para Tempestades e Ventos Costeiros nos estado da região Sul.
Veja todos os alertas vigentes
O calor e o tempo seco devem continuar em toda a Bahia pelo menos até quinta-feira (28). A partir daí, as condições devem voltar a ficar favoráveis para ocorrências de novas chuvas volumosas, que devem voltar antes do Ano Novo e seguir pelos primeiros dias de janeiro.
Veja também:
Semana do Natal deve ser de calor e chuvas podem voltar à Bahia antes do Ano Novo