Anúncio
Bahia

UFSB oferta 786 vagas em diversos cursos

Publicado por
Aleff Melo
Compartilhado
Anúncio

Visando o aumento de oportunidades de ingresso da sociedade na educação superior pública, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) divulgou nesta quarta-feira (27) o lançamento do Edital nº 44/2023 que dispõe da abertura de um novo processo seletivo. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 04 e 18 de janeiro de 2024 e somente poderão ser realizadas através de formulário online (disponível somente no período de inscrições).

De acordo com informações da UFSB ao todo, serão 786 vagas: 761 vagas residuais distribuídas nos três campi da instituição (Ilhéus, Porto Seguro e Teixeira de Freitas) e na Rede Anísio Teixeira de Colégios Universitários (Coaraci, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Eunápolis, Teixeira de Freitas, Itamaraju e Posto da Mata), além de 25 vagas para o curso Superior de Tecnologia em Produção de Cacau e Chocolate, no Campus Jorge Amado, em Ilhéus.

Anúncio

As vagas para o CST em Produção de Cacau e Chocolate estão destinadas a estudantes oriundas/os do Curso Técnico de Nível Médio em Agroindústria: Produção de Cacau, Chocolate e Derivados, ofertado por meio do Programa Itinerário Contínuo, no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Nelson Schaun, e estão ofertadas em duas modalidades: ampla concorrência e ações afirmativas para estudantes oriundas/os de escolas públicas, conforme a Lei Federal nº 12.711/2012, a “Lei de Cotas”, e Resolução Consuni nº 12/2021. A previsão de início de aulas dos selecionados é dia 4 de março de 2024, segundo o Calendário Acadêmico atual.

As grandes novidades são as categorias de participação. Uma delas permite o aproveitamento das notas mais altas do candidato nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos últimos dez anos. O edital também prevê categorias de ingresso que dispensam participação no Enem. Uma delas é a categoria de ingresso para quem concluiu o Ensino Médio, em que as notas dos três anos de estudo servem para fins de classificação. A terceira categoria prevista é a de concluinte do ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), em que as notas obtidas e a nota da redação formam a nota de classificação.

A classificação das/os candidatas/os na categoria “Enem” será feita utilizando-se a média aritmética simples das quatro notas das áreas de conhecimento do exame mais a nota obtida na redação. Caso a/o candidata/o tenha participado de mais de uma edição do ENEM entre os anos de 2014 a 2023, utilizar-se-á aquela de maior nota final e em que a/o candidata/o tenha obtido nota superior a zero na redação.

Após a classificação das/os candidatas/os que realizaram Enem no período informado, caso ainda restem vagas disponíveis, candidatas/os que já tenham concluído o Ensino Médio e não tenham realizado o exame do ENEM poderão concorrer às vagas residuais deste processo seletivo, desde que tenham se inscrito na categoria “Egresso do Ensino Médio” ou “ENCCEJA”.

Como se inscrever

A inscrição deverá ser feita pelo formulário online entre os dias 04 e 18 de janeiro de 2024. Cada pessoa inscrita terá de optar por uma única categoria de inscrição, um único local de oferta e uma única modalidade de concorrência, ficando vinculada a essas escolhas durante todo o processo seletivo.

Anúncio

Poderão se inscrever neste processo seletivo candidatas/os nas seguintes categorias:

I – ENEM – A/O candidata/o que desejar concorrer a este processo seletivo utilizando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio dos últimos dez anos.
II – Egresso do Ensino Médio – A/O candidata/o que desejar concorrer a este processo seletivo nas vagas residuais que ocorram após a classificação, em cada modalidade de concorrência, das/os candidatas/os utilizando o ENEM.
III – ENCCEJA – A/O candidata/o que desejar concorrer a este processo seletivo nas vagas residuais que ocorram após a classificação, em cada modalidade de concorrência, das/os candidatas/os utilizando o ENEM e que tenha concluído o Ensino Médio através do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA).

Cronograma

  • Inscrições – 04 a 18/jan
  • Convocação para envio online de documentação de matrícula – 23/jan
  • Período para envio da documentação de matrícula – 25/jan a 30/jan
  • Convocação para comparecimento em procedimento presencial de verificação de autodeclaração étnico-racial – 31/jan
  • Período para realização de procedimento de verificação de autodedeclaração étnico-racial – 02/fev a 06/fev
  • Publicação da relação de candidatas/os homologada/os – 09/fev
  • Recebimento de recursos contra resultado da homologação – 10 a 15/fev
  • Resultados dos recursos – 22/fev
  • Publicação da relação de candidatas/os do cadastro reserva com matrícula homologada – 23/fev
  • Publicação dos números de matrícula – 27/fev
Anúncio

Esta postagem foi publicada em 28 de dezembro de 2023 08:48

Aleff Melo

Anúncio
Publicado por
Aleff Melo

Notícias recentes

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024

Revenda BYD na Bahia abriu várias vagas de emprego

A BYD Mandarim, primeira revenda da montadora chinesa na Bahia, pertencente ao Grupo Indiana, abriu…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio