Bahia

Confira as principais datas das eleições de 2024 e como regularizar o título de eleitor

Publicado por
Compartilhado

O Tribunal Regional Eleitoral Geral divulgou as principais datas das eleições de 2024 e como regularizar o título de eleitor. Algumas etapas importantes devem ser cumpridas nos meses que antecedem o pleito, tanto pelos eleitores quanto para os candidatos.

Para os eleitores, por exemplo, é fundamental verificar se seu título de eleitor está em dia. Do contrário, os cidadãos têm até 8 de maio para regularizar a situação do documento.

Para os candidatos, a partir do dia 20 de julho a 5 de agosto, devem ser escolhidos os receptivos representas nas convenções partidárias. Logo após, a data-limite para as agremiações registrarem os nomes dos candidatos na Justiça Eleitoral é até o dia 15 de agosto.

O período de propaganda eleitoral começa no dia 16 de agosto. Já no dia 30 de agosto a 3 de outubro, inicia-se a realização de propaganda gratuita no rádio e na TV.

No dia 6 de outubro acontece o 1° turno das eleições municipais, e no dia 27 de outubro o 2° turno onde for necessário.

Título eleitoral

Jovens que precisam tirar o título ou eleitoras e eleitores que desejam fazer a transferência de domicílio eleitoral ou alterar o local de votação têm até 8 de maio de 2024 para solicitar os serviços da Justiça Eleitoral. É importante que todas e todos consultem sua situação eleitoral. Caso haja pendências, a regularização deve ser requerida dentro do mesmo prazo.

Todos os serviços ao eleitorado estão disponíveis no atendimento on-line, no portal do TRE na internet. O atendimento presencial deve ser feito mediante agendamento.

O voto é obrigatório para os maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e jovens maiores de 16 e menores de 18 anos. Apenas estrangeiros e conscritos (convocados para o serviço militar obrigatório) não podem alistar-se como eleitor e votar.

Cidadãos com idade entre 18 e 69 anos são obrigados a votar, sob pena de sofrer uma série de restrições e impedimentos legais. Para se ter uma ideia, manter o título regularizado é pré-requisito para obter passaporte ou carteira de identidade; receber remuneração de função ou emprego público; participar de concorrência pública e se inscrever em concurso para cargo público, por exemplo.

Atualmente, já é possível solicitar a emissão do primeiro título ou verificar a situação do certificado de alistamento eleitoral por meio de uma plataforma eletrônica disponibilizada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No canal de autoatendimento, o eleitor pode ainda alterar dados cadastrais e o local de votação, regularizar o documento cancelado e até mesmo emitir a 2ª via do título sem precisar ir até um posto de atendimento.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 2 de janeiro de 2024 16:56

Publicado por
Tag Eleição

Notícias recentes

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024

Estação Meteorológica do Inmet voltou a funcionar em Guanambi após mais de seis meses com problemas

A equipe de manutenção do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) esteve em Guanambi na última…

27 de abril de 2024

Prefeitura na Bahia encerra inscrições para concurso com 73 vagas nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Presidente Tancredo Neves,…

27 de abril de 2024

São Pedro de Iuiu 2024 divulgou primeiras atrações

Nesta sexta-feira, 26 de abril, foram divulgadas as primeiras atrações do São Pedro de Iuiu…

27 de abril de 2024

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio