Anúncio
Segurança Pública

Ocorrências de homicídios diminuíram em 2023 na Região de Guanambi, mas violência doméstica preocupa, diz 17º BPM

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado
Anúncio

O Comandante do 17º BPM, Tenente Coronel PM Hamilton Ferreira, apresentou na manhã desta terça-feira (2), o balanço da segurança pública e das ações de comando na área de responsabilidade do batalhão.

Tomando como base os números de crimes violentos letais intencionais (CVLI), que servem com indicadores para a medição dos níveis de violência no Estado, ele informou que houve uma redução de 9,5% no número desses eventos em toda a área de atuação do 17º BPM no ano de 2023, quando comparado com o mesmo período de 2022.

Anúncio

Em Guanambi, onde fica a sede do Batalhão, a redução foi mais expressiva e chegou à casa dos 50%. “Tudo fruto de um intenso trabalho desenvolvido pelos abnegados policiais militares, homens e mulheres, altamente devotados à missao de proteger à sociedade, que servem no 17°BPM”, destacou o comandante.

O Ten. Cel. chamou a atenção para o fato de que, dentro das diversas ocorrências atendidas por guarnições policiais militares no ano de 2023, estiveram as que envolvem violência contra a mulher ou violência doméstica. Ele disse que essa é uma preocupação do comando e que haverá um enfrentamento na busca da redução desses números, e que esta será uma das prioridades da sua gestão no ano de 2024, com o fortalecimento da Ronda Maria da Penha.

Ele acrescentou também que deu início, no final do ano passado, a um projeto que busca atender mais de perto as comunidades residentes na zona rural dos municípios abraçados pelo comando do 17ºBPM.

Para esse fim, comandante informou que foi destacada uma companhia do orgânico do batalhão com a missão de executar um policiamento mais focado nessas localidades, havendo sido os distritos de Mutans, Ceraima e Morrinhos, em Guanambi, as áreas piloto da iniciativa.

Ele pontuou que se trata de uma orientação Institucional e que esta ação será ampliada, paulatinamente, para todas as cidades cobertas pela Unidade Operacional.

Dentro do modelo de policiamento comunitário, falou da instituição, na sede do batalhão, do Gabinete de Operações Policiais Militares (GOPM) que conta com um efetivo atuando durante as 24 horas do dia no acompanhamento, coordenação e direcionamento das ações policiais preventivas, conversando com a comunidade através do canal de WhatsApp (77) 998101481 .

Anúncio

Esse contato, reforça, foi disponibilizado, dentro do projeto “ Fale com 17º BPM: participe conosco na segurança da sua cidade” , para que o cidadão tenha a liberdade de se dirigir de forma direta à sua unidade policial militar, apresentando e pensando conjuntamente com a PM a solução dos eventuais problemas de segurança pública afetos a sua comunidade.

O 17º Batalhão de Polícia Militar é uma Unidade Operacional subordinada ao Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPR-SO). Ele é responsável pelo policiamento em dez municípios (Candiba, Carinhanha, Guanambi, Iuiu, Malhada, Matina, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Sebastião Laranjeiras e Urandi), abrangendo uma população de mais de 238.000 habitantes.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 2 de janeiro de 2024 11:28

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Anúncio
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024

Revenda BYD na Bahia abriu várias vagas de emprego

A BYD Mandarim, primeira revenda da montadora chinesa na Bahia, pertencente ao Grupo Indiana, abriu…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio