A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) abriu um novo concurso público. O edital foi publicado na edição desta segunda-feira (15), do Diário Oficial da União.
O certame será executado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), e não faz parte do Concurso Público Nacional Unificado, aberto na semana passada com mais de 6,6 mil vagas em 21 órgãos.
São ofertadas 40 vagas e cadastro de reserva para para o cargo de Especialista em Regulação de Recursos Hídricos e Saneamento Básico, divididas em três especialidades, todas elegíveis a candidatos com nível superior, em qualquer área, cursado em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação.
Encontre as melhores apostilas para concursos
O edital prevê a reserva de 5% das vagas para pessoas com deficiência e 20% das vagas para candidatos autodeclarados negros.
A remuneração oferecida para o início da carreira é de R$ 16.413,35 e a jornada de trabalho é de 40 horas semanais. A lotação dos aprovados após a nomeação será na sede da ANA, na cidade de Brasília.
Inscrições
As inscrições serão abertas às 10h do dia 29 de janeiro e serão encerradas às 18h do dia 21 de fevereiro, exclusivamente por meio do site do Cebraspe.
A taxa de inscrição é de R$ 110 e os candidatos elegíveis poderão solicitar a isenção do pagamento dentro do prazo de inscrições.
Seleção
A seleção ocorrerá em duas etapas, sendo a primeira a aplicação de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório; prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório; e avaliação de títulos, de caráter classificatório.
A segunda etapa será a participação no curso de formação, de caráter eliminatório e classificatório, realizado em Brasília/DF.
As provas objetivas e a prova discursiva, para todos os candidatos, bem como a avaliação biopsicossocial dos candidatos que solicitarem concorrer às vagas reservadas às pessoas com deficiência e o procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração dos candidatos negros, serão realizadas nas 26 capitais dos estados brasileiros e em Brasília/DF.
O concurso da ANA terá validade de dois anos, contados a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, a critério do órgão.