O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirmou a previsão de chuvas volumosas em praticamente toda a Região Nordeste, entre os dias 21 a 26 de janeiro. De forma antecipada, o órgão emitiu um alerta amarelo de chuvas intensas, abrangendo uma faixa ao sul da região, com validade entre domingo (21) e terça-feira (23).
Para o fim de semana, a previsão é de muita chuva no leste da Região Sudeste do país, com possibilidade de transtornos em algumas localidades.
Os volumes podem ter acumulados superiores a 100 milímetros (mm) no período. A previsão indica ainda que, a partir do domingo (21), essa chuva mais expressiva deve atingir, principalmente, os estados da Bahia, Piauí e Ceará.
De acordo com o instituto, isso acontecerá porque alguns dos principais sistemas meteorológicos típicos de verão, como por exemplo a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e a provável formação de um canal de umidade, organizada pela presença de um sistema de baixa pressão no oceano, contribuirão para a ocorrência dessas pancadas de chuva, acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento.
Apesar da possibilidade de causar transtornos, a chuva intensa será responsável também por mudar o cenário quente e seco registrado nesta semana, especialmente no semiárido. Além disso, a chuva ainda vai colaborar para o aumento da umidade no solo e aporte hídrico dos reservatórios de água.
O Inmet destaca que está monitorando a situação e reforça a importância do acompanhamento diário das atualizações de previsão do tempo e emissão dos avisos meteorológicos especiais.
Alerta
O primeiro alerta de chuvas intensas para a região já foi emitido e começará a vigorar ao meio dia de domingo, finalizando às 23h de terça-feira (23). Ao todo, 124 municípios da Bahia, todos na faixa de divisa deste o Tocantins até o Espírito Santo, e mais 334 dos estados do Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais e Tocantins estão incluídos.
Neste período, estas localidades podem registrar chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhada de ventos intensos, com rajadas de 40 a 60 km/h.
Com a confirmação das previsões, outros alertas devem ser emitidos nos próximos dias para outras áreas do Nordeste.
Veja o alerta programado do Inmet
Chuvas irregulares
No semana passada, o Inmet divulgou o Boletim Agroclimatológico com o prognóstico de chuvas até março. O documento indica que boa parte da região deve registrar chuvas abaixo da média, com exceção das regiões Centro-Sul, Extremo-Oeste e Sul da Bahia.