32.7 C
Guanambi
29.3 C
Vitória da Conquista

Regiões da Bahia, Goiás e Minas Gerais podem ter acumulados de chuva de até 200 mm antes do fim do mês

Mais Lidas

As chuvas estão próximas de retornar à maior parte da Bahia e a outros estados do Nordeste e outras regiões do país nos próximos dias. As previsões estão indicando formação de corredores de umidade sobre estas áreas a partir de domingo (21), o que devem fazer chover novamente em alguns municípios baianos.

Todos os institutos de meteorologia e modelos meteorológicos indicam que pode chover em boa parte do Brasil até o fim do mês. Os maiores volumes, de até 250 milímetros (mm), devem se concentrar em uma faixa que vai do sudeste do Amazonas, até o sul da Bahia e todo o Espírito Santo, incluindo boa parte dos territórios do Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Minas Gerais.

Na Bahia, os maiores volumes estão previstos para as regiões de Barreiras, no Extremo-Oeste, Guanambi e Vitória da Conquista, no Centro-Sul, e em todo o Sul Baiano. Já em Minas Gerais, há previsão de muita chuva no Norte, Noroeste, Leste e Vale do Jequitinhonha. Os acumulados podem variar entre 150 e 200 mm nestas localidades até 31 de janeiro.

Antes disso, já no fim de semana, deve chover forte no leste da Região Sudoeste

, com possibilidade de novos temporárias em São Paulo, Rio de Janeiro e áreas da Zona da Mata de Minas.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), isso acontecerá porque alguns dos principais sistemas meteorológicos típicos de verão devem começar a atuar no Brasil já neste fim de semana. Uma provável formação de um canal de umidade, organizada pela presença de um sistema de baixa pressão no oceano, contribuirá para a ocorrência dessas chuva, que devem vir acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento.

Também deve ocorrer a formação de uma Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que deve levar chuvas a áreas ao norte do Nordeste do Brasil.

O órgão já emitiu alguns alertas meteorológicos para chuvas intensas e temporais, abrangendo várias partes do país.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas