A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) definiu a banca organizadora de seu próximo concurso público, com previsão de oferta de vagas de nível médio e superior, nas cidades de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista.
De acordo com publicação da universidade no Diário Oficial do Estado (DOE), o Instituto Avalia de Inovação em Avaliação e Seleção foi contratado para conduzir todas as etapas do certame.
O contrato se deu por meio de dispensa de licitação, com valor total de R$ 384 mil, prevendo a prestação de serviços especializados em organização, execução, elaboração, aplicação, impressão e correção das provas do concurso.
Sediado em Maringá, no Paraná, o Instituto Avalia organiza concursos e processos seletivos de prefeituras e órgão estaduais e federais em diversos estados, como os mais recentes da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP).
Com a definição da organizadora, nos próximos dias, deve ser concluído o cronograma de realização das etapas do concurso e o edital com as normas. Após a realização das provas e divulgação do resultado, a Universidade realizará a convocação dos classificados para entrega de documentos e submissão à Junta Médica do Estado da Bahia, para, em seguida, promover a nomeação e a posse.
A realização do concurso foi confirmada em outubro do ano passado, pelo reitor da instituição, professor Luiz Otávio de Magalhães. Na ocasião, o gestor falou sobre a necessidade da Uesb de recompor seu quadro funcional.
“A gente espera, minimamente, recompor o nosso quadro técnico e atualizar o nosso quadro docente para as pessoas que estão na Universidade tenham condições de fazer com que essa Instituição atenda, da melhor maneira possível, não apenas seus alunos, mas a comunidade científica baiana e brasileira e a comunidade regional do Sudoeste da Bahia”, afirmou.
A expetativa é de que sejam disponibilizadas 60 vagas para analista universitário, de nível superior; 36 vagas para técnico universitário , de nível médio; e 34 vagas para docentes, sendo 13 para efetivos, seis para substitutos e visitantes, com seleção via processo seletivo, e 15 para aprovados no concurso anterior.
O último concurso para professor da Uesb foi realizado em 2022, com oferta de 89 vagas em diversas áreas. Já para técnico administrativo, o último certame foi organizado há 13 anos, em 2010.