Anúncio
Região de Vitória da Conquista

Comunidade Quilombola Vó Dola foi reconhecida como primeiro quilombo urbano de Vitória da Conquista

Publicado por
Aleff Melo
Compartilhado
Anúncio

A Fundação Cultural Palmares reconheceu a comunidade Vó Dola, localizada no bairro Pedrinhas, como Remanescente de Quilombo, tornando-o o primeiro quilombo urbano de Vitória da Conquista. A Portaria Nº 18O do órgão responsável pelo reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União do dia 18 de janeiro.

De acordo com informações da Prefeitura de Vitória da Conquista o processo de autorreconhecimento da comunidade foi iniciado em 2021 e contou com a assessoria técnica da Prefeitura por meio da Coordenação de Promoção de Igualdade Racial (Copir).

Anúncio

Durante este período, a Copir, por meio do seu técnico Afonso Silvestre, acompanhou todas as etapas de levantamento documental, realizou oficinas de identidade e rodas de conversa, para melhor compreensão da importância da ancestralidade, da memória e do autorreconhecimento, que foram documentados em textos e contou com a colaboração de profissionais da área de psicologia e história.

A comunidade do Beco de Vó Dola é a 33ª comunidade quilombola de Vitória da Conquista que recebeu a certificação da Fundação. Segundo o coordenador da Copir, Ricardo Pereira, tudo o que diz respeito ao povo negro deve ser recebido com muita alegria e foi assim que a coordenação recebeu a notícia do reconhecimento do quilombo urbano Vó Dola. “É o reconhecimento da história, da memória dessas mulheres que lutaram tanto em Vitória da Conquista. Então, é um bem inalienável e agora uma reparação histórica. Com isso, eles também passam a ter direitos a todas as medidas de reparação racial, os descendentes do Beco de Dola passam a ter os mesmos direitos sociais dos outros quilombolas” declarou Ricardo.

Foto: Reprodução/ Prefeitura de Vitória da Conquista

Hoje, o quilombo de Vó Dola é composto por 320 integrantes. Todos tendo laços de parentesco e vínculos comunitários, a partir das lideranças de mulheres como Vó Dola, Dona Zita e Mãe Fátima, falecida em novembro de 2018, tendo conduzido o Terreiro de Xangô por mais de 30 anos. Para a neta de Dola, Laís Gonçalves Souza, a certificação da comunidade é o reconhecimento, por parte do Estado brasileiro, do legado ancestral, da força de organização de uma comunidade que resiste por décadas a diversas formas de racismo.

“O nosso plano agora será a criação da nossa associação para que a gente tenha acesso às políticas públicas de verdade. Um dos nossos maiores sonhos é o centro educacional e cultural quilombo de Vó Dola e uma horta comunitária”, explicou Laís, que relatou que no quilombo eles contam com o Terreiro de Xangô e desenvolvem projetos socioeducativos, fruto da idealização das mulheres, como a Biblioteca Comunitária Kilombeco, o Grupo Samba de Roda Negras do Beco, o grupo de percussão Marujada Mirim e o grupo coral Vozes do Beco.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 25 de janeiro de 2024 14:05

Aleff Melo

Anúncio
Publicado por
Aleff Melo

Notícias recentes

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024

Revenda BYD na Bahia abriu várias vagas de emprego

A BYD Mandarim, primeira revenda da montadora chinesa na Bahia, pertencente ao Grupo Indiana, abriu…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio