Região de Salvador

Salvador ofertará 3 mil vagas mensais para castração de cães e gatos

Publicado por
Compartilhado

A Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis) e a Diretoria de Proteção Animal (Dipa) divulgaram nesta quarta-feira (24) que vai ampliar a capacidade de castrações gratuitas neste ano de 2024. Serão 1,4 mil novas vagas na rede municipal, através do fortalecimento das parcerias com as clínicas conveniadas Centervet da Graça e de Stella Maris, além das UPAs Brotas e Bonfim, que aumentarão a capacidade de atendimentos aos pets.

De acordo com informações da Secis, no total, somando-se às 1,6 mil castrações mensais já asseguradas nos castramóveis, 3 mil vagas serão oferecidas no total. Para garantir o procedimento nesses locais, os interessados devem agendar exclusivamente via e-mail agendamento.dipa@gmail.com. A data de início da ampliação dos atendimentos será anunciada em breve.

Já os agendamentos nos Castramóveis – que atualmente estão na sede da Guarda Municipal, na Avenida San Martin, e no Jardim Botânico, em São Marcos, são realizados apenas presencialmente nesses locais.

No momento do atendimento, o responsável pelo animal deverá portar RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência em Salvador. Além disso, deve levar cartão de vacinação antirrábica do animal atualizado em até 1 ano. O animal só poderá realizar o procedimento caso esteja de 10 a 12 horas de jejum, inclusive sem ter tomado água.

Proteção

A titular da Secis, Marcelle Moraes, destaca que, durante o ano de 2023, mais de 21 mil castrações foram possibilitadas de forma gratuita em Salvador. “Com essa ampliação, vamos quase dobrar esse número em 2024, ou seja, estamos conseguindo cada vez mais cuidar dos nossos animais, prevenindo doenças, e controlando a natalidade dos pets. Esperamos que todas essas vagas sejam ocupadas e que os tutores sigam cuidando dos seus animais”, afirma.

A diretora da Dipa, Michele Holanda, reforça que a castração é um procedimento essencial e benéfico, já que contribui positivamente com a saúde dos pets, prolongando a vida do animal e possibilitando o controle populacional. “Além de prevenir contra diversas doenças, a exemplo de tumores, câncer de mama nas cadelas ou gatas, a intervenção diminui também a demarcação de território e, em muitos casos, reduz a agressividade do animal”, explica.

Unidades de saúde

Os tutores também podem retirar as guias para castração nas unidades referências de saúde, com lista a ser conferida no site da Prefeitura de Salvador. Mais informações podem ser obtidas através da Dipa, no número (71) 3611-7365.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 25 de janeiro de 2024 09:33

Publicado por

Notícias recentes

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo divem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a…

28 de abril de 2024

Inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Salvador para PGMS encerram nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no processo seletivo simplificado aberto pela Prefeitura de Salvador,…

27 de abril de 2024

Santa Casa da Bahia abriu vagas de emprego e para programa Jovem Aprendiz

A Santa Casa da Bahia, instituição filantrópica responsável por manter e administrar unidades de saúde…

27 de abril de 2024

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio