Os postos SAC das cidades de Alagoinhas, Barreiras, Feira de Santana (Feira I e Feira II), Jequié, Juazeiro, Itabuna, Ilhéus, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista (Conquista I, Conquista II) realizam um atendimento especial para RG neste sábado (27).
Para tirar o RG, é necessário apresentar:
- certidão de nascimento (ou de estado civil) original
- número do CPF
A 1ª via do documento é gratuita. A partir da 2ª via, é preciso pagar uma taxa de R$ 48,35.
Em todos os postos, o horário de atendimento será de 8h às 12h, por meio de agendamento. Para agendar, é só baixar o aplicativo ou acessar o portal de serviços do Estado (www.ba.gov.br).
Outras informações podem ser obtidas no site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br) e no call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).
CIN Nacional
Apenas a Bahia, Amapá e Roraima ainda não aderiram à Carteira de Identidade Nacional, documento que já está sendo emitido no restante do Brasil.
A CIN tem padrão nacional e número único para todas as unidades da federação. Ao utilizar o CPF como número único, a carteira estrutura os cadastros administrativos, amplia as verificações de Segurança Pública e mitiga os problemas de fraudes no Brasil. Tudo isso, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados.
Ao permitir a integração de dados de forma segura e por um fluxo em tempo real, o novo documento também possibilita que diferentes áreas do governo atuem de forma integrada para atender as necessidades dos cidadãos.
A CIN inova ao incluir tecnologias e elementos de segurança e garante a identificação por meio de um documento seguro em conformidade com padrões internacionais.
Entre as inovações incorporadas pela CIN está a inclusão do QR Code, que apresenta a opção de checagem fácil e confiável pela Segurança Pública e por unidades de atendimentos públicos e privados, além da inclusão de uma área específica no documento da Machine Readable Zone (MRZ), com possibilidade de utilização como documento de viagem, desde que haja acordo entre países. Além disso, a nova Carteira de Identidade Nacional também é digital e está no aplicativo GOV.BR.