Um brasileiro, natural de Guanambi, na Bahia, foi preso na província de Santa Cruz, na Bolívia.
Trata-se de Caio Vinícius Fogaça das Neves, de 38 anos, que fugiu de uma ação da policia há alguns dias na residência onde estava morando, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, deixando para trás a esposa, de 24 anos, o filho, um bebê de apenas dois meses, e R$ 700 mil em drogas.
A informação sobre a prisão foi publicada na manhã desta sexta-feira (2), pelo site da Red Uno, emissora de TV boliviana.
A prisão ocorreu na capital de Santa Cruz. Após ser preso, Caio foi transferido para uma cela da Força Especial de Luta contra o Crime (Felcc).
O canal destacou em seu site que o preso é um perigoso narcotraficante brasileiro, pertencente ao PCC, facção criminosa com atuação em toda a América Latina, apontando como assassino de uma facção criminal, acusado de pelo menos oito homicídios ocorridos em Guanambi.
O ministro do Governo, Eduardo del Castillo, irá à capital de Santa Cruz para tratar da deportação do preso, considerado de alta periculosidade. Ele deverá ser entregue às autoridades do Mato Grosso do Sul para responder à justiça.
Fogaça estava em prisão domiciliar até ser novamente alvo da polícia, que executou uma ação para prendê-lo novamente por tráfico de drogas em Corumbá. Após três meses de investigações, ele conseguiu escapar dos policiais de uma operação conjunta da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestros, da Polícia Civil de Corumbá e da Polícia Militar.
Na casa onde estava residindo foram apreendidos dez quilos de cocaína, dez gramas de maconha, uma prensa para embalar e formatar entorpecentes, um carro Citroen C4 e uma motocicleta Biz. Também foi encontrada uma grande porção de cristal – escama de peixe – com alto teor de pureza de cocaína. Outro produto, de uso veterinário, utilizado para mesclar com a droga para render mais peso, também foi apreendido.
A mulher de 24 anos foi presa na operação. Ela alegou às autoridades que não participava do tráfico, no entanto, mesmo assim, teve sua prisão preventiva decretada. Ela contou que o marido pegou uma escada e fugiu pelos fundos da casa quando percebeu a chegada da polícia por meio das câmeras de segurança do imóvel.