Anúncio
Região de Cruz das Almas

UFRB instala usina fotovoltaica no Campus Cruz das Almas

Publicado por
Aleff Melo
Compartilhado
Anúncio

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulgou nesta segunda-feira (5) que o Campus de Cruz das Almas conta agora com uma usina de energia fotovoltaica (UFV). A instalação foi realizada em uma área de cerca de 10 mil m², na lateral da entrada do portão da Tabela. O investimento total do empreendimento foi de R$ 3.779.685,81.

De acordo com informações da UFRB, com 1.352 módulos instalados, a UFV tem capacidade de gerar, em média, 88 mil kWh de energia, o que corresponde a 35% do consumo energético do Campus. A economia no consumo representa uma redução de R$ 29 mil nas contas de energia da Instituição. O retorno do investimento é estimado para cinco anos.

Anúncio

Além de gerar economia, a UFV também será um campo de estudo, um espaço para desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa, o que poderá gerar projetos de pesquisa, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), além de dissertações e teses.

O engenheiro eletricista Pedro Barbosa, da Coordenadoria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Cimam), afirma que a implantação da usina na UFRB reforça o cenário da energia renovável no país, já que “mesmo possuindo uma matriz energética considerada, majoritariamente, renovável, a implantação de uma usina fotovoltaica, como a da UFRB, contribui para a ampliação das fontes de energia renováveis no país”. O profissional foi um dos responsáveis pelo projeto da UFV ao lado dos professores Jadiel dos Santos Pereira, do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), e Carlos Cortês, do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (Cetec); o engenheiro civil Filipe Paes, da Cimam, também teve atuação como fiscal da obra.

A energia obtida pela luz solar colabora com a sustentabilidade e vai ao encontro do Plano de Logística Sustentável (PLS) da UFRB, como explica Joel Souza, coordenador do Cimam. “A gente vem avançando cada vez mais para que a infraestrutura da universidade seja cada vez mais eficiente e atualizada em trazer essas inovações em relação a infraestrutura, para estar de acordo com o PLS da instituição”, afirmou.

Nesse sentido, José Joaquim da Silva Ramos, pró-reitor da Pró-reitoria de Planejamento (Proplan), relata que a UFRB seguirá em busca de novos investimentos para a ampliação da capacidade de geração energética da usina. “A expectativa agora é possibilidade de ampliar, à medida que a gente tenha capacidade orçamentária, e também buscar pleitear recursos para a gente ampliar os painéis. Uma vez que agora a gente não precisa mais de uma obra civil que vai consumir grande volume de recursos. Os investimentos futuros aqui seriam mais nessa linha de mais painéis. A capacidade, inclusive, da subestação tem folga para a gente, praticamente, quase que dobrar essa capacidade hoje instalada”, detalhou.

Histórico

O caminho para a implantação da usina no Campus de Cruz das Almas teve início em 2017, quando foi criado o grupo de gestão de energia elétrica, sob coordenação do professor José Mascarenhas, vice-reitor da UFRB à època, com a participação da Cimam e de docentes. O professor Joaquim Galo, do Cetec, relembra a importância da atuação de grupos de pesquisa e de extensão para a discussão do tema no âmbito institucional. Além de Joaquim Galo, os professores Huilman Sanca Sanca e José Valentim dos Santos Filho, também do CETEC, fizeram parte dos primeiros trabalhos, que resultaram na realização de dois projetos de microgeração para os prédios de Agroecologia/ Biologia (Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas/ CCAAB) e dos Laboratórios de Engenharia (CETEC).

Anúncio

O grupo elaborou, então, processos para compra de equipamentos e realização de obras para a implantação de uma usina. Contudo, problemas com as empresas vencedoras da licitação impossibilitaram a execução do serviço. Para contornar esses empecilhos, a equipe de licitação da UFRB buscou parceria com a Universidade Federal de Viçosa, que cedeu o projeto da sua usina, o qual foi adaptado para a realidade local. Com isso, foi elaborado e aprovado o projeto de implantação de UFV, com capacidade de geração energética de 640 kWp. Dessa capacidade total, 100kWp foram disponibilizados para o Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), em Feira de Santana.

Funcionamento

Para que a UFV do Campus de Cruz das Almas entre em pleno funcionamento, ainda é necessário que a Coelba realize obras na rede de distribuição. O prazo para execução do serviço é de até 120 dias.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 7 de fevereiro de 2024 13:05

Aleff Melo

Anúncio
Publicado por
Aleff Melo

Notícias recentes

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024

Revenda BYD na Bahia abriu várias vagas de emprego

A BYD Mandarim, primeira revenda da montadora chinesa na Bahia, pertencente ao Grupo Indiana, abriu…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio