Anúncio
Região de Barreiras

Bahia volta a ficar sob alertas de chuvas nesta quinta

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado
Anúncio

Boa parte da Bahia pode ter chuvas intensas a partir desta quinta-feira (8). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos (Alert-AS), divulgou dois novos alertas meteorológicos englobando a maior parte do território do estado.

Um alerta laranja, de perigo, engloba 21 municípios do Extremo-Oeste, Vale-São Franciscano e Centro-Sul do estado, onde pode chover de 30 e 60 milímetro por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, acompanhada de ventos intensos, com rajadas de 60 a 100 km/h.

Anúncio

O mesmo alerta vale para mais de 620 municípios de Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rondônia e Tocantins, além do Distrito Federal. As cidades baianas sob este alerta são Angical, Baianópolis, Barreiras, Canápolis, Carinhanha, Catolândia, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santana, São Desidério e São Félix do Coribe.

Alerta Amarelo

Também está vigente um alerta amarelo, de perigo potencial, engloba 218 municípios baianos, nas regiões Centro Sul, Norte e Sul Baianos, além de quase 1,8 mil municípios de outros estados.

As condições nestas áreas indicam possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40-60 km/h. Os dois alertas foram iniciados na manhã desta quinta-feira e têm validade até 10h desta sexta-feira (9).

Salvador está fora das áreas dos alertas, no entanto, pode chover na capital a partir do fim de semana.

Riscos

Anúncio

Durante rajadas de vento, é crucial adotar medidas preventivas para garantir a segurança pessoal e proteger bens materiais. Primeiramente, é aconselhável evitar abrigar-se sob árvores, visto que elas podem ser propensas a quedas e a atrair descargas elétricas, aumentando o risco de acidentes.

Da mesma forma, é recomendado não estacionar veículos nas proximidades de torres de transmissão e placas de propaganda, pois essas estruturas podem ser comprometidas pelo vento forte, representando um perigo potencial. Adicionalmente, para minimizar o risco de danos elétricos e garantir uma maior segurança, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, quando possível, pode prevenir sobrecargas e curtos-circuitos causados por instabilidades na rede elétrica durante tempestades.

Veja os detalhes do Alerta Laranja

Veja os detalhes do Alerta Amarelo

Previsão

A previsão do Inmet para os próximos dias indica concentração de chuvas mais volumosas sobre a metade oeste Estado. Também há possibilidade de precipitações acima de 40 mm em praticamente todo o litoral do estado durante o Carnaval. No Centro e Nordeste da Bahia, a previsão indica chuvas menos expressivas.

Fonte: Inmet

Veja mais notícias sobre meteorologia

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 8 de fevereiro de 2024 10:57

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Anúncio
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024

Revenda BYD na Bahia abriu várias vagas de emprego

A BYD Mandarim, primeira revenda da montadora chinesa na Bahia, pertencente ao Grupo Indiana, abriu…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio