Região de Salvador

Governo divulga programação de 170 shows nos circuitos do Carnaval de Salvador

Publicado por
Compartilhado

A partir desta quinta-feira, mais de 170 atrações musicais, contratadas pelo Governo do Estado, estarão se apresentando nos três circuitos do Carnaval, em Salvador. Entre as novidades deste ano, está o desfile do Trio da Cultura, sábado, na Barra, com Gilberto Gil, Margareth Menezes e Chico César cantando juntos.

De 8 a 13 de fevereiro, muitos outros nomes passarão pelos espaços desta que é considerada a maior festa de rua do planeta. Para encerrar com chave de ouro, o Arrastão de Bell Marques vai marcar, pelo segundo ano consecutivo, a despedida da folia 2024, na Quarta-Feira de Cinzas.

“Teremos uma programação bastante diversificada, inclusive com nome bastante conhecidos da nossa música, mas também com aqueles que estão começando agora. A pipoca é a democratização real do Carnaval, porque o papel do Estado é democratizar o Carnaval”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.

Para o Carnaval deste ano, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur) tem a estimativa de que 2,7 milhões de turistas virão à Bahia, com injeção de R$ 6,5 bilhões na economia, na capital e no interior. Trazendo o tema “50 Anos de Blocos Afro. Nossa Energia é Ancestral”, o Carnaval da Bahia envolve ações de diversas secretarias e órgãos estaduais, como Segurança, Saúde, Cultura, Direitos Humanos, Igualdade, Turismo, Trabalho, Emprego e Renda. Os serviços ofertados irão garantir inclusão e entretimento para baianos e turistas.

O coordenador-geral do Carnaval, Geraldo Júnior, vice-governador, destacou as ações transversais do governo na festa. “Teremos o maior investimento da história esse ano, homenageia os 50 anos dos blocos afros, a nossa raiz e a nossa cultura. Agradeço a confiança que o governador Jerônimo Rodrigues tem nesse vice-governador. Em 2023, ele me deu a missão de coordenar o Carnaval e, esse ano, novamente estou como coordenador-geral do Carnaval da Bahia 2024, com todas as ações das secretarias de governo”.

No Carnaval do Pelô, a Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA) mobiliza o público a viver uma experiência única do Carnaval de rua, atraindo crianças, famílias e turistas. Mais de 100 atrações se apresentarão no local, com desfile de microtrios e nanotrios. Além disso, nos palcos espalhados no Pelourinho, serão promovidos grandes encontros musicais de diferentes ritmos, que vão desde o afro, reggae, arrocha, axé e antigos carnavais, passando também pelo samba, rap, pagode/pagotrap, guitarra baiana, orquestras e bailes infantis.

Entre as atrações garantidas no Carnaval do Pelô, estão Daniela Mercury e Blocos Afro, Larissa Luz, Nação Zumbi, Attooxxà, Pedro Pondé, Marina Sena, Margareth Menezes, As Ganhadeiras de Itapuã, Batifun, Baco Exu Do Blues, Baiana System e Adão Negro.

Os blocos sem cordas do Governo do Estado também garantem a diversão no Circuito Dodô (Barra/Ondina), com atracões como Léo Santana, Ludmilla, Xamã, Kevi Jonny, Timbalada, Parangolé, entre outros. No Circuito Osmar, no Campo Grande, tem Daniela Mercury, Xanddy Harmonia, Carlinhos Brown, É o Tchan, Saulo, La Fúria, Baiana System, Escandurras, entre muitas outras atrações.

Além dos circuitos oficiais Dodô, Osmar e Batatinha, haverá desfiles em outros cinco circuitos: Orlando Tapajós (Ondina – Barra), Sérgio Bezerra (Barra – Morro do Cristo), Riachão (Garcia), Mestre Bimba (Nordeste de Amaralina) e Mãe Hilda Jitolú (Curuzu). Também estão previstas ações especiais, como a Lavagem da Funceb, no Circuito Mestre Bimba, e o Bloco Me Deixe à Vontade, no Palco do Rock.

O Programa Ouro Negro, coordenado pela Secult, é um fomento à participação de Blocos Afro no Carnaval de Salvador e no interior. Este ano, são R$ 15 milhões de investimentos, o maior da história, para atender 132 propostas contempladas.

Confira a Programação dos três circuitos

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 8 de fevereiro de 2024 11:02

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Estação Meteorológica do Inmet voltou a funcionar em Guanambi após mais de seis meses com problemas

A equipe de manutenção do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) esteve em Guanambi na última…

27 de abril de 2024

Prefeitura na Bahia encerra inscrições para concurso com 73 vagas nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Presidente Tancredo Neves,…

27 de abril de 2024

São Pedro de Iuiu 2024 divulgou primeiras atrações

Nesta sexta-feira, 26 de abril, foram divulgadas as primeiras atrações do São Pedro de Iuiu…

27 de abril de 2024

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio