Os primeiros dias de festa de Carnaval foram marcados por chuvas em boa parte da Bahia. Mesmo assim, foliões baianos e turistas foram às ruas na capital, nas demais cidades do litoral e no interior do estado. Embora volumosas, as precipitações não trouxeram transtornos suficientes para impedir a folia.
Nesta segunda-feira (12), ainda havia muitas nuvens carregadas sobre algumas áreas, no entanto, as chuvas vieram mais amenas. A previsão indica que não deve voltar a chover forte em nenhuma região nos próximos dias. Porém, com a proximidade do fim de semana, as condições voltam a ficar favoráveis para novos temporais em todo o estado.
Todos os modelos meteorológicos indicam que as chuvas voltarão ao estado, entretanto, os volumes previstos ainda divergem muito nas diferentes fontes disponíveis. De modo geral, são esperadas chuvas entre 40 mm e 150 mm nos próximos dez dias em todas as regiões do estado, com chances de volumes maiores na faixa de divisa com o Norte de Minas Gerais e também no Centro Norte Baiano.
Em Salvador, de acordo com os dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), choveu em média 11 mm até o início da noite. Desde quarta-feira (8), quando começou a circular mais umidade, o acumulado na capital passa de 150 mm em alguns bairros.
Já nos municípios do interior, os maiores acumulados entre os monitorados foram em Palmas de Monte Alto, com 135 mm, Matina, com 93 mm, e Sebastião Laranjeiras, com 90 mm, todos na Região de Guanambi.
Em Guanambi não há registros oficiais por conta de falta de manutenção nos equipamentos do Cemaden e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No pluviômetro da Agência Sertão, no Centro da cidade, o acumulado dos últimos dias foi de 54 mm.
Veja a previsão completa para os próximos dias