Cerca de 143,5 mil famílias de 75 municípios baianos podem abrir agendamento para substituição da antena parabólica antiga pela nova parabólica digital, por meio da Siga Antenado.
Os pré-requisitos para receber a parabólica digital gratuitamente é ser beneficiário de algum programa social do governo federal, por meio do CadÚnico, e ter uma parabólica tradicional instalada e funcionando.
Até o momento, mais de 210 mil famílias baianas receberam os kit de equipamentos por meio do programa. A substituição é necessária porque, em breve, o sinal da parabólica tradicional vai deixar de funcionar. Isso significa que quem não fizer a substituição ficará sem assistir à TV.
Entre os novos municípios com agendamento aberto estão Anagé, Belo Campo, Cachoeira, Camamu, Canavieiras, Catu, Cândido Sales, Encruzilhada, Entre Rios, Esplanada, Maragogipe, Mucuri, Nova Viçosa, Planalto e Santo Estêvão. (veja a lista completa no final da matéria).
A Siga Antenado é uma entidade criada por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para apoiar a população na migração do sinal da banda C para a banda KU. Já são mais de 80 canais sendo transmitidos por esta banda, inclusive regionais.
Quem tem direito?
Para saber se tem direito ao benefício e agendar a instalação, é preciso acessar o site sigaantenado.com.br. No lado direito e no alto da tela, clique no botão “Programa de Distribuição de Kit” e informe o NIS (Número de Identificação Social) ou CPF.
Se o agendamento já tiver começado em sua cidade e seu nome estiver na lista, é só preencher um questionário para que equipe da Siga Antenado verifique se está apto a fazer receber o benefício. Outra opção é ligar para o ligar para 0800 729 2404, número que também funciona como WhatsApp.
O próprio beneficiário define a melhor data para receber, em casa, o técnico, que apenas confere a documentação do morador antes de fazer a substituição da parabólica tradicional pela nova parabólica digital. Ele não solicita dados bancários, nem exige pagamento pela instalação do kit digital, que contém a antena, o receptor e o controle remoto já com as pilhas. O aparelho antigo fica com o morador.
“É muito importante que as pessoas procurem nossos canais de atendimento o quanto antes para saber se têm direito ao kit gratuito e agendar a substituição da parabólica antiga pela nova parabólica digital”, alerta o CEO da Siga Antenado, Leandro Guerra. “Além da imagem de melhor qualidade e som perfeito, a troca dos equipamentos é a garantia de evitar o risco de ficar sem TV quando o sinal da parabólica tradicional for desligado”.
A Siga Antenado não comercializa nenhum tipo de produto ou serviço. Os equipamentos são fabricados, distribuídos e vendidos por diversas empresas em todo o Brasil. Quem não tem direito ao kit gratuito e precisa trocar seus equipamentos, recomendamos que procure por instalador, também chamado de antenista ou anteneiro, que atua em sua cidade ou em seu bairro. Eles providenciarão os equipamentos e farão a instalação em sua casa.
Veja a lista completa de municípios com agendamento aberto na atual fase de atuação da Siga Antenado:
- Água Fria
- Alcobaça
- Almadina
- Anagé
- Antônio Cardoso
- Araçás
- Aramari
- Arataca
- Aratuípe
- Aurelino Leal
- Barra do Rocha
- Belmonte
- Belo Campo
- Biritinga
- Caatiba
- Cabaceiras do Paraguaçu
- Cachoeira
- Camamu
- Canavieiras
- Candeal
- Cândido Sales
- Caraíbas
- Caravelas Cardeal da Silva
- Catu
- Coaraci Conceição da Feira
- Conde
- Dom Macedo Costa
- Encruzilhada
- Entre Rios
- Esplanada
- Floresta Azul
- Glória
- Gongogi
- Governador Mangabeira
- Guaratinga
- Ibicaraí
- Ibirapitanga
- Ichu
- Igrapiúna
- Ipecaetá
- Irará
- Itagimirim
- Itapebi
- Itapitanga
- Ituberá
- Jaguaripe
- Jandaíra
- Jussari
- Lamarão
- Maragogipe
- Mucuri
- Muniz Ferreira
- Muritiba
- Nazaré
- Nilo Peçanha
- Nova Viçosa
- Ouriçangas
- Pedrão
- Pedro Alexandre
- Planalto
- Rafael Jambeiro
- Ribeirão do Largo
- Santa Brígida
- Santa Cruz da Vitória
- Santa Luzia
- Santo Estêvão
- São Felipe
- São Félix
- Serra Preta
- Taperoá
- Ubaitaba
- Ubatã
- Varzedo