23 C
Guanambi
19.4 C
Vitória da Conquista

Contas de energia seguem com bandeira verde em março

Mais Lidas

Nesta segunda-feira (26) a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), vinculada ao Ministério de Minas e Energia, divulgou que definiu a bandeira tarifária verde para o mês de março.

De acordo com informações da Agência GOV, trata-se do 23º mês consecutivo sem cobranças adicionais ao consumidor de energia elétrica.

“Estamos criando um ambiente favorável para o setor elétrico, equilibrando modicidade tarifária e segurança energética. Nos últimos anos tivemos 93,6% de energia gerada a partir de fontes renováveis, enquanto expandimos a potência em 10,3 gigawatts”, afirma o ministro Alexandre Silveira.

A sequência de bandeira verde se iniciou em abril de 2022 e permanece graças às condições favoráveis da geração de energia. A medida vale para consumidores inseridos no Sistema Interligado Nacional (SIN).

Bandeiras

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 para indicar os custos da geração de energia no país aos consumidores e atenuar os impactos nos orçamentos das distribuidoras de energia.

Conforme informações do Infomoney, antes, o custo da energia em momentos de mais dificuldades para geração era repassado às tarifas apenas no reajuste anual de cada empresa, com incidência de juros. No modelo atual, os recursos são cobrados e transferidos às distribuidoras mensalmente por meio da “conta Bandeiras”.

A bandeira verde, quando não há cobrança adicional, significa que o custo para produzir energia está baixo. Já as bandeiras amarela e vermelha 1 e 2 representam um aumento no custo da geração e a necessidade de acionamento de térmicas, o que está relacionado principalmente ao volume dos reservatórios.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas