Previsão do Tempo

Inmet atualiza previsão do tempo até o dia 20 de março para todo o Brasil

Publicado por
Compartilhado

Nesta segunda-feira, 4 de março, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou o Informativo Meteorológico nº 8/2024, com a previsão do tempo para todo o país até o próximo dia 20.

O documento também traz um relatório das condições observadas no Brasil na última quinzena.

Previsão para a 1ª semana – 4 a 11 de março

Segundo o órgão, entre os dias 4 e 11 de março, poderão ocorrer grandes acumulados de chuva. Eles poderão ultrapassar 60 milímetros (mm) em grande parte do País, conforme mostrado nos tons em laranja do mapa acima.

O motivo é a combinação do calor e a alta umidade, além da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que irá influenciar as instabilidades no centro-norte do Brasil, provocando chuvas intensas.

Região Norte: são previstas pancadas de chuvas no decorrer da semana, com valores maiores que 50,0 milímetros (mm) em praticamente toda a região, mas principalmente em áreas do Amazonas, Pará, sul de Roraima e norte de Tocantins, que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas. Nas demais áreas, não se descartam pancadas de chuvas isoladas com menores acumulados. No norte de Roraima, não há previsão de chuvas.

Região Nordeste: no centro-norte da região, são previstas pancadas de chuvas que podem ser localmente fortes e não se descartam volumes superiores a 70,0 mm. Nas demais áreas, podem ocorrer pancadas de chuvas isoladas em menores acumulados.

Regiões Centro-Oeste e Sudeste: em grande parte das regiões, são previstas pancadas de chuvas maiores que 70,0 mm, que podem ser localmente fortes no centro-sul de Minas Gerais, noroeste de São Paulo, Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo e Goiás, que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas, devido a convergência de umidade. Nas demais áreas, há previsão de chuvas com menores acumulados.

Região Sul: a semana inicia com pancadas de chuva no nordeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e oeste do Paraná que podem ultrapassar os 70,0 mm, devido ao avanço de um sistema frontal que se desloca em direção ao oceano. Nas demais áreas, são previstos menores acumulados.

Previsão para a 2ª semana – 12 a 20 de março

Previsão de chuva entre 12 e 20 março – Fonte: NCEP/NOAA.

Na segunda semana, entre os dias 12 a 20 de março de 2024, poderão ocorrer volumes de chuva maiores que 70,0 mm em grande parte do País.

Região Norte: são previstos acumulados maiores que 50,0 mm, mas principalmente em áreas do Amazonas, Acre, Rondônia, Amapá, sul do Pará e Tocantins. Nas demais áreas, há previsão de volumes de chuva inferiores a 30,0 mm.

Região Nordeste: a previsão é de chuva em forma de pancadas que podem superar os 80,0 mm na parte norte da Região e podem ser localmente fortes em áreas do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande Norte, oeste e sul da Bahia, além da costa leste e sertão da Paraíba e de Pernambuco. Nas demais áreas, são previstos menores acumulados de chuvas.

Regiões Centro-Oeste e Sudeste: há previsão de pancadas de chuvas em todos os estados, mas que podem ser localmente fortes em áreas do Mato Grosso, Distrito Federal, Goiás, centro-norte de Minas Gerais e norte de Espírito Santo. Nas demais áreas, a previsão é de menores acumulados de chuvas.

Região Sul: a previsão é de chuvas maiores que 50 mm em todos os estados. Porém, pouca chuva está prevista para o extremo sul do Rio Grande do Sul.

O Inmet destacou que está monitorando constantemente as condições atmosféricas e reforçou a importância do acompanhamento diário das atualizações de previsão do tempo e emissão dos avisos meteorológicos especiais no portal do órgão.

Confira o Informativo Meteorológico nº 8/2024 na íntegra

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 4 de março de 2024 20:52

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por
Tag Inmet

Notícias recentes

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024

Estação Meteorológica do Inmet voltou a funcionar em Guanambi após mais de seis meses com problemas

A equipe de manutenção do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) esteve em Guanambi na última…

27 de abril de 2024

Prefeitura na Bahia encerra inscrições para concurso com 73 vagas nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Presidente Tancredo Neves,…

27 de abril de 2024

São Pedro de Iuiu 2024 divulgou primeiras atrações

Nesta sexta-feira, 26 de abril, foram divulgadas as primeiras atrações do São Pedro de Iuiu…

27 de abril de 2024

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio