21.6 C
Guanambi
17.8 C
Vitória da Conquista

Pesquisadores do IF Baiano de Guanambi foram contemplados com Bolsa de Produtividade do CNPq

Mais Lidas

Dois professores do Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi (IF Baiano – Guanambi) foram contemplados no último edital de Bolsas de Produtividade em Pesquisa, na categoria PQ2. Promovida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a seleção foi realizada pela Chamada CNPq Nº 09/2023 – Bolsas de Produtividade em Pesquisa – PQ, cujo resultado final foi divulgado na última sexta-feira, 1º de março.

Estas bolsas possuem duração de 36 meses e são destinadas a pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento. De acordo com o órgão, o objetivo desta iniciativa é incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade, além de promover a continuidade do trabalho de pesquisadores de alto nível no desenvolvimento de pesquisas científicas e/ou tecnológicas e na formação de pesquisadores em diversos níveis.

Pela segunda vez, o professor Sérgio Luiz Donato foi selecionado neste edital. Já o professor Marcelo Rocha foi contemplado pela primeira vez. Ambos fazem parte dos colegiados dos cursos médio e superior da área agronômica e do Mestrado Profissional em Produção Vegetal no Semiárido ofertados pela instituição. O professor Sérgio também atua como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal no Semiárido da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Eles foram selecionados por terem cumprido os requisitos mínimos de produtividade científica, como publicações de artigos em periódicos científicos com Corpo Editorial e Fator de Impacto (Journal Citation Report, JCR); impacto/repercussão da produção científica e tecnológica considerando índices bibliométricos (índice h) da ISI Web Knowledge; formação de recursos humanos que inclui orientação de estudantes de mestrado e de doutorado, na condição de orientador principal; exercício de atividade de pesquisa científica; ações de internacionalização; apresentação de projeto de pesquisa que possua mérito científico; entre outros.

O professor Sérgio Donato comenta sobre a importância da bolsa para o IF Baiano que figura entre os poucos Institutos contemplados. Se você olhar aí [a lista de classificados], são 9 mil bolsas e tem apenas 22 para Institutos Federais, então, isso é uma coisa bem rara, muito pouco ainda nos Institutos Federais”, explica.

Produtividade Hídrica

Os projetos apresentados pelos professores são focados no aumento da produtividade da água de irrigação e diminuição da pegada hídrica, com manutenção de produtividades econômicas de frutas no semiárido brasileiro, ou seja, a diminuição da quantidade de água aplicada na agricultura para produzir um quilo de fruta. Para tanto, propõem uso de estratégias de irrigação com déficit e intervenções no manejo cultural para tornar os cultivos mais climaticamente inteligentes, visando otimizar o uso da água ante o problema global da crise dos recursos hídricos, situação ampliada pelas mudanças climáticas e concorrências pelos seus usos múltiplos.

Intitulado “Irrigação com déficit hídrico em mangueira ‘Palmer’ sob diferentes densidades de plantio”, o projeto do professor Marcelo Rocha visa otimizar a produção da cultura em regiões com baixa disponibilidade de água. Da mesma forma, o projeto do professor Sérgio Donato, intitulado “Estratégias para economia de água em bananeira – irrigação com déficit e alta densidade de plantio”, também visa apresentar soluções para a otimização do recurso hídrico na bananicultura, atividade muito importante em áreas irrigadas do semiárido brasileiro.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas