Previsão do Tempo

Áreas da Nordeste devem receber chuvas volumosas durante a semana

Publicado por
Compartilhado

A semana deve ser de muita instabilidade sobre o Nordeste Brasileiro, principalmente na faixa mais ao Norte da Região. Os modelos matemáticos de previsão e os institutos de meteorologia estão indicando possibilidade de chuvas fortes e intensas em algumas localidades ao longo dos próximos dias.

O motivo é a Zona de Convergência Intertropical (Zcit) que continua levando chuvas para as áreas próximas ao litoral norte da região. Nesta segunda-feira, 11 de maço, são esperadas precipitações volumosas em áreas do Maranhão, Piauí e Ceará.

Com o avançar da semana, as chuvas fortes devem atingir o Rio Grande do Norte, a Paraíba, Pernambuco e Alagoas, inclusive as respectivas capitais estaduais. Os acumulados podem superar os 100 milímetros (mm) em muitas destas localidades nos próximos sete dias.

Na Bahia, não são esperadas chuvas generalizadas em todas as regiões. De acordo com o modelo Cosmo (mapa acima), usado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), parte do Extremo-Oeste, o Nordeste Baiano, a Região Metropolitana de Salvador e boa parte do litoral devem receber os maiores volumes, com acumulados entre 30 e 60 milímetros (mm) no período.

No Centro-Sul e Centro Norte, as chuvas devem ser mais fracas, no entanto, podem ocorrer temporais isolados em algumas áreas.

Calor intenso

A meteorologia também indica que os últimos dias de verão devem ser de calor intenso em parte do país, com possibilidade de temperaturas bastante elevadas nos estados da Região Sul, além de áreas do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Triângulo Mineiro.

Um alerta amarelo para onda de calor, de perigo potencial, foi emitido pelo Inmet para a área a ser atingida pelo calor intenso. A classificação mais branda do alerta indica que a temperatura deve ficar 5ºC acima da média por período de dois até três dias. Caso as condições atmosféricas continuem favoráveis para o predomínio da massa de ar seco, o alerta pode ser reclassificado.

De acordo com o órgão, uma onda de calor é configurada quando as temperaturas permanecem 5 °C acima da média durante 5 dias consecutivos.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 11 de março de 2024 00:48

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam quase 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024

Estação Meteorológica do Inmet voltou a funcionar em Guanambi após mais de seis meses com problemas

A equipe de manutenção do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) esteve em Guanambi na última…

27 de abril de 2024

Prefeitura na Bahia encerra inscrições para concurso com 73 vagas nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Presidente Tancredo Neves,…

27 de abril de 2024

São Pedro de Iuiu 2024 divulgou primeiras atrações

Nesta sexta-feira, 26 de abril, foram divulgadas as primeiras atrações do São Pedro de Iuiu…

27 de abril de 2024

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio