Previsão do Tempo

Confira a previsão do tempo elaborada pelo Inmet para todo o Brasil até 27 de março

Publicado por
Compartilhado

Nesta segunda-feira, 11 de março, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou mais uma edição do Informativo Meteorológico com a previsão do tempo para as próximas duas semanas. O documento também traz as condições observadas no Brasil na última quinzena

Na primeira semana, entre os dias 4 e 18 de março, poderão ocorrer grandes acumulados de chuva, que poderão ultrapassar 60 milímetros (mm), conforme indicado nos tons em laranja do mapa abaixo, abrangendo o centro-norte do país.

Anúncio

Estas condições ocorrem devido à combinação do calor e alta umidade, além da atuação da Zona de Convergência Intertropical (Zcit) que continua influenciando as instabilidades no extremo norte do País, provocando chuvas intensas.

Estas áreas já estão sob alerta Inmet. O órgão destacou que está monitorando estas condições e reforçou a importância do acompanhamento diário das atualizações de previsão do tempo e emissão dos avisos meteorológicos especiais no portal.

Veja, a seguir, a previsão do tempo detalhada para cada região do País nas próximas duas semanas!

Previsão para a 1ª semana – 11 a 18 de março de 2024

Previsão de chuva para 1ª semana – 11 a 18 de março – Fonte: INMET.

Região Norte: são previstas pancadas de chuvas no decorrer da semana, com valores maiores que 50,0 mm em praticamente toda a região, mas principalmente em áreas do Amazonas, Pará, Amapá, sul de Roraima e norte de Tocantins, que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas. Nas demais áreas, não se descartam pancadas de chuvas isoladas com menores acumulados. A previsão não indica chuva para o norte de Roraima.

Região Nordeste: no centro-norte da região, são previstas pancadas de chuvas que podem ser localmente fortes com volumes superiores a 70,0 mm. Nas demais áreas, podem ocorrer pancadas de chuvas isoladas em menores acumulados.

Regiões Centro-Oeste e Sudeste: a previsão indica pouca chuva em grande parte das regiões, exceto em áreas do Mato Grosso, Goiás e pontualmente em Minas Gerais, onde há previsão de pancadas de chuvas que podem ser localmente fortes.

Região Sul: o tempo será quente e seco, mas a partir do dia 15/03, a previsão é de pancadas de chuva no extremo sul do Rio Grande do Sul.

Previsão para a 2ª semana – 19 a 27 de março

Previsão de chuva para 2ª semana – 19 a 27 de março – Fonte: NCEP/NOAA.

Na segunda semana, entre os dias 19 a 27 de março de 2024, a semana poderá apresentar volumes de chuva maiores que 70,0 mm em grande parte do País. Veja figura 2

Região Norte: são previstos acumulados maiores que 60,0 mm, mas principalmente em áreas do Amazonas, Pará e Tocantins. Nas demais áreas, há previsão de volumes de chuva inferiores a 30,0 mm.

Região Nordeste: a previsão é de chuva em forma de pancadas que podem superar os 90,0 mm no centro-norte da Região e podem ser localmente fortes. Nas demais áreas, são previstos menores acumulados de chuva.

Regiões Centro-Oeste e Sudeste: são previstas pancadas de chuvas, mas que podem ser localmente fortes em áreas do Mato Grosso, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Nas demais áreas, a previsão é de menores acumulados de chuva.

Região Sul: a previsão é de chuvas maiores que 50 mm em todos os estados. Porém, pouca chuva está prevista para o extremo sul do Rio Grande do Sul.

Mais informações podem ser obtidas acessando a íntegra do Informativo Meteorológico nº9/2024.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 11 de março de 2024 16:37

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por
Tag Inmet

Notícias recentes

Prefeitura na Bahia encerra inscrições para concurso com 73 cagas nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Presidente Tancredo Neves,…

27 de abril de 2024

São Pedro de Iuiu 2024 divulgou primeiras atrações

Nesta sexta-feira, 26 de abril, foram divulgadas as primeiras atrações do São Pedro de Iuiu…

27 de abril de 2024

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio