A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de Educação Aberta e a Distância (Sead), abriu um edital de seleção de profissionais para atuar nos cursos de Licenciatura Interdisciplinar em Artes e Licenciatura Plena em Música Popular Brasileira, ambos na modalidade a distância (EaD).
São disponibilizadas cinco vagas remanescentes para professor formador. A participação no processo seletivo é aberta a profissionais que atuam em todo o território nacional.
De acordo com o edital, o tipo de vínculo a ser estabelecido entre o candidato selecionado e a Sead/UFRB/UAB refere-se unicamente à categoria de bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)/UAB, durante a vigência da bolsa.
As atividades estão previstas para iniciarem entre os meses de abril e maio de 2024. Os candidatos convocados deverão ter disponibilidade de 20 horas semanais para desenvolver as atividades na sede da SEAD/UFRB e a distância, em Cruz das Almas, sendo obrigatório o comparecimento na sede da SEAD com agendamento prévio para a gravação das videoaulas.
As inscrições acontecem no período de 8 a 14 de março, na página da Seda. Não será cobrada taxa de inscrição.
Cursos
A seleção de professor formador tem caráter temporário e se dá na condição de bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), para atuar nos cursos de Licenciatura Interdisciplinar em Artes e Licenciatura Plena em Música Popular Brasileira, desenvolvidos na modalidade a distância, pelo Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) da UFRB, com o suporte SEAD, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Bolsistas
O candidato selecionado receberá bolsa UAB, podendo ser: para Professor Formador I, no valor de R$ 1.850, concedido para atuação em atividades típicas de ensino, participantes de projetos de pesquisa e de desenvolvimento de metodologias de ensino na área de formação inicial e continuada de professores de educação básica no âmbito do Sistema UAB, sendo exigida formação mínima em nível superior e experiência de três anos no magistério superior.
Para Professor Formador II, a bolsa é no valor de R$ 1.550, concedida para atuação em atividades típicas de ensino, de desenvolvimento de projetos e de pesquisa, relacionadas aos cursos e programas implantados no âmbito do Sistema UAB, exigida formação mínima em nível superior e experiência de um ano no magistério superior.
Confira o Edital SEAD nº 05/2024