Anúncio
Destaques

Dados epidemiológicos colocam Guanambi em estado de epidemia de dengue

Publicado por
Compartilhado
Anúncio

Foi divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Guanambi, nessa segunda-feira, 11 de fevereiro, o boletim semanal das notificações das arboviroses (dengue, chikunguya e zika), com dados entre 1° de janeiro a 11 de março de 2024.

De acordo com os dados emitidos pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica, foram contabilizados até o momento 653 notificações suspeitas de adoecimento por dengue, com 78 casos confirmados. Do total, 181 casos foram descartados e 394 seguem aguardando coleta ou resultado do Laboratório Central (Lacen) de Guanambi. Nenhum óbito suspeito por dengue foi registrado no município.

Anúncio
Anúncio

Quanto as demais arboviroses, foram feitas 139 notificações suspeitas de chikungunya, com 10 confirmadas e outras 62 notificações de zika, com nove casos confirmados.

Segundo a diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, o município já pode ser considerado como em estado de epidemia de dengue. “Entramos tecnicamente com estado de epidemia”, disse Eugênia Cotrim. “Ao todo, o novo boletim confirmou 97 casos de arboviroses, bem superior aos 62 do levantamento anterior, infinitamente maior que os sete casos do primeiro levantamento publicado em 21 de fevereiro”, informou a prefeitura.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guanambi

Orientações

Anúncio

Em caso de sintomas como febre (geralmente acima de 38°C), dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, manchas avermelhadas pelo corpo, falta de apetite, mal estar e cansaço, as autoridades de saúde orientam procurar a unidade básica de saúde mais próxima de casa para receber atendimento médico. É importante que se evite a automedicação com anti-inflamatórios, como Ibuprofeno, Naproxeno, Cetoprofeno e Nimesulida, para evitar complicações.

O apoio da população, que deve redobrar os cuidados dentro de casa, fazendo a eliminação de qualquer acúmulo de água parada que possa servir de criadouro para o mosquito, é imprescindível.

Bahia

Anúncio

Dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) apontam que a Bahia tem 175 municípios em estado de epidemia de Dengue. Outros 67 estão em risco e 18 em alerta. São 45.386 casos prováveis da doença até o dia 9 de março de 2024, marcando um aumento de 307,7% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

No mesmo período, foram notificados 3.918 casos prováveis de Chikungunya no estado. Em 2023, foram 4.747 casos prováveis da doença, o que representa uma redução de 17,5%. Já os casos de Zika tiveram um incremento de 38,2% em relação ao ano passado, saltando de 335 casos prováveis em 2023 para 463 casos prováveis em 2024.

Anúncio

Letalidade

A Bahia possui um dos menores índices de letalidade por Dengue em todo o país, girando em torno de 1,40%, enquanto a média nacional é de 3,09%. O cálculo é feito com base nos casos notificados que evoluem para a forma grave da doença. Ao todo, 12 óbitos por Dengue foram confirmados pela Câmara Técnica Estadual de Análise de Óbito da Sesab nas cidades de Vitória da Conquista (3), Jacaraci (4), Piripá (1), Irecê (1), Feira de Santana (1), Barra do Choça (1) e Ibiassucê (1). Em 2024, foram registrados dois óbitos por Chikungunya nos municípios de Teixeira de Freitas e Ipiaú. Nenhum óbito por Zika foi confirmado.

Anúncio
Anúncio

Esta postagem foi publicada em 12 de março de 2024 11:59

Anúncio
Publicado por

Notícias recentes

São Pedro de Iuiu 2024 divulgou primeiras atrações

Nesta sexta-feira, 26 de abril, foram divulgadas as primeiras atrações do São Pedro de Iuiu…

27 de abril de 2024

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio