23.4 C
Guanambi
20.5 C
Vitória da Conquista

Arcebispo de Vitória da Conquista foi transferido para Arquidiocese de Aracaju

Mais Lidas

O arcebispo de Vitória da Conquista, dom Josafá Menezes da Silva, foi nomeado como novo arcebispo de Aracaju, capital do Sergipe. De acordo com a Conferência Nacional dos bispos do Brasil (CNBB), a decisão do Papa Francisco foi tornada pública nesta quarta-feira, 13 de março.

De acordo com a Arquidiocese de Aracaju, a posse ocorrerá no dia 25 de maio, durante as comemorações da memória de Santa Maria Madalena de Pazzi, na Catedral Metropolitana. Ele será o 5º arcebispo de Aracaju.

Dom Josafá irá substituir o dom João José Costa, que renunciou por motivo de saúde há nove meses. Deste então, o bispo de Propriá, dom Vitor Agnaldo de Menezes, assumiu como administrador apostólico de forma interina.

Ainda não foi tomada uma decisão sobre quem irá substituí-lo na Arquidiocese de Vitória da Conquista.

Ainda nesta quarta, o Papa Francisco nomeou o dom Rubival Cabral Britto como bispo da diocese de Bom Jesus da Lapa. Ele virá da Sede Episcopal de Grajaú, Estado do Maranhão. O líder da igreja católica também atendeu ao pedido de renúncia de dom Adriano Ciocca Vasino e nomeou o padre Lucio Nicoletto, até então membro do clero da diocese de Roraima (RR), como bispo prelado de São Félix, no Mato Grosso.

Dom Josafá

Natural de Salinas da Margarida, na Bahia, Dom Josafá tem 65 anos. É formado em teologia na Universidade Católica do Salvador, fez especialização em Filosofia na Universidade Gregoriana de Roma, licenciatura em teologia na Pontifícia Universidade Lateranense, também em Roma, em 1999, e o doutorado em antropologia teológica nessa mesma universidade, finalizado em 2001.

Foi ordenado sacerdote em 14 de maio de 1989 e bispo no dia 10 de março de 2005. Iniciou o ministério episcopal na Arquidiocese de Salvador (BA) em 2005, como bispo auxiliar. Em 2011, foi empossado como segundo bispo da Diocese de Barreiras, onde permaneceu por oito anos. Sua posse como arcebispo de Vitória da Conquista ocorreu em dezembro de 2019.

Também atuou como administrador apostólico da diocese de Bom Jesus da Lapa, entre 2014 e 2015. Foi bispo referencial para o Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso (2011-2015), e para a Pastoral da Comunicação (2015-2019), além de coordenador da Região Pastoral do Oeste da Bahia (2016-2019).

Foi reitor do Seminário Central São João Maria Vianey, na Arquidiocese de São Salvador da Bahia.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas