Bahia

Projeto baiano é eleito o melhor do mundo pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola

Publicado por
Compartilhado

Com o desenvolvimento rural em evidência, a Bahia celebra mais uma conquista. Pelo segundo ano consecutivo, o Projeto Pró-Semiárido, que promove o Desenvolvimento Rural Sustentável da Região Semiárida da Bahia, foi reconhecido pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) como o melhor projeto, entre as mais de 120 iniciativas executadas em todo o mundo financiadas pelo Fundo.

De acordo com informações do Governo do Estado, o Pró-Semiárido atua no desenvolvimento e melhoria das condições de vida das comunidades rurais do Semiárido baiano. O projeto, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), tem alcançado resultados expressivos em 32 municípios, beneficiando mais de 70 mil famílias com investimentos que ultrapassam os R$280 milhões.

O governador Jerônimo Rodrigues comentou nas redes sociais o sucesso da iniciativa baiana. “Esse novo reconhecimento reflete o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e em melhorar a vida no campo, além de consolidar a Bahia como referência global em projetos de desenvolvimento rural”, publicou Jerônimo.

Para o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, este reconhecimento valida os esforços do Governo do Estado em erradicar a fome e a pobreza no estado. “É uma prova do compromisso e dedicação em proporcionar condições dignas e sustentáveis para as famílias rurais”, destacou.

O Pró-Semiárido se destaca pela sua abordagem participativa e metodologias inovadoras, que incluem o levantamento das necessidades das famílias agricultoras, a implantação de tecnologias sociais adaptadas à realidade local, o fortalecimento organizacional, a formação de mulheres e jovens, o fomento à produção de alimentos saudáveis e o apoio para o acesso ao mercado desses produtos.

Segundo Claus Reiner, diretor do FIDA no Brasil e chefe do Centro de Conhecimento e de Cooperação Sul-Sul e da Triangular Divisão da América Latina e Caribe (LAC), outras iniciativas no país contarão com investimentos internacionais para transformar a vida dos agricultores e agricultoras. Entre eles estão o Parceiros da Mata, o Sertão Vivo, o Compensação e o Dom Helder Câmara (fase III), que incluirão territórios da Bahia. “Com o incipiente arranque de quatro novos projetos do FIDA no Estado, esperamos fortemente que trilhem o mesmo caminho do Pró-Semiárido para garantir a continuidade das ações, nesta nova etapa de forte colaboração do Estado da Bahia com nosso Fundo de Desenvolvimento”, disse.

O sucesso do projeto reflete o compromisso do governo baiano em promover o desenvolvimento sustentável e melhorar a qualidade de vida das comunidades rurais, consolidando a Bahia como referência global em projetos de desenvolvimento rural. O coordenador geral do Pró-Semiárido, Cesar Maynart, expressou seu orgulho pela conquista, enfatizando o empenho de todos os envolvidos no projeto. “É motivo de orgulho para todos nós o reconhecimento ao esforço e compromisso dedicados em tornar o Pró-Semiárido uma referência global”, afirmou.

Impactos do Pró-Semiárido

Jaiane Souza de Jesus Silva, que atua como Agente Comunitária Rural (ACR), em Queimadas, é uma das beneficiárias do Pró-Semiárido e ressaltou a importância do projeto para a juventude rural. “Quando o projeto chegou no meu território, em 2017, os jovens elaboraram as metas e foi nesse momento que eu tive a oportunidade de ter a minha voz ouvida, o que era algo que não acontecia antes”.

Evanice Lopes, presidente da Central de Mulheres Urbanas e Rurais de Saúde (Cemur), também ressaltou o impacto das ações. “É um projeto que deixa um legado porque está trazendo a humanização, não simplesmente uma obra de poder público, mas um projeto, uma proposta de humanização e de organização da sociedade civil para que se desenvolvam e consigam seus interesses e melhor qualidade de vida”.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 13 de março de 2024 15:05

Publicado por

Notícias recentes

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo dividem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a…

28 de abril de 2024

Inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Salvador para PGMS encerram nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no processo seletivo simplificado aberto pela Prefeitura de Salvador,…

27 de abril de 2024

Santa Casa da Bahia abriu vagas de emprego e para programa Jovem Aprendiz

A Santa Casa da Bahia, instituição filantrópica responsável por manter e administrar unidades de saúde…

27 de abril de 2024

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio