Anúncio
Música

Confira a programação de shows do festival de aniversário dos 475 anos de Salvador

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado
Anúncio

Entre os dias 16 de março e 7 de abril, o Festival Viva Salvador vai agitar a capital baiana para celebrar o aniversário de 465 anos da cidade. A programação contará com música, arte, lazer, esporte e gastronomia em vários bairros.

A grade completa de atrações e atividades foi apresentada nesta quinta-feira (14) pelo prefeito Bruno Reis e integrantes da gestão municipal.

Anúncio

Transmitido para todo o país pelo segundo ano seguido, o encerramento do Viva Salvador será na Praça Maria Filipa (antiga Praça Cairu, no Comércio), no dia 6 de abril. Os shows serão de Carlinhos Brown, Seu Jorge, Larissa Luz, Luedji Luna e Banda Didá. Este ano, a apresentação será montada em celebração à cultura negra, no âmbito do Salvador Capital Afro.

“Com esta programação, somada à quantidade de entregas, iremos fazer o maior e melhor aniversário da história dessa cidade. São tantas iniciativas que a gente precisa de um mês para celebrar. Quinze dias antes do aniversário (em 29 de março), a partir de amanhã, e 15 dias após, o povo de Salvador, nas mais diversas áreas da cidades, vai ter muitos motivos para comemorar. Efetivamente, eu tenho dito que esse ano de 2024 será o melhor da história da cidade”, disse o prefeito.

“Mais uma vez, nossa cidade vai estar nas manchetes de todo o Brasil. É a única cidade brasileira com cobertura nacional do seu aniversário. Com artistas negros e a participação dos blocos afro. Vamos mostrar para o Brasil e o mundo a pujança do povo negro da nossa cidade”, acrescentou Bruno Reis.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho, afirmou que o festival foi idealizado principalmente para a população local. “Esse é um evento que dá muito gosto de fazer parte e pensar as diretrizes. A gente passa o ano inteiro pensando muito nos turistas, no verão – o que precisa ser um foco sempre, afinal é nossa maior atividade econômica –, mas esse festival é muito para a população de Salvador. O Viva Salvador é uma festa de soteropolitanos para soteropolitanos que os turistas vêm participar”, disse.

O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, reforçou o caráter do Viva Salvador como um evento com foco sobretudo no povo soteropolitano. “Para ser uma cidade turística, ela precisa primeiro ser muito boa para quem vive nela. A administração do prefeito Bruno Reis segue isso à risca”, apontou. Toda a programação pode ser conferida no site do festival (festivaldacidade.salvador.ba.gov.br).

Programação de Shows

Anúncio

Sábado – 16 de março

  • Xanddy Harmonia se apresenta em Paripe, a partir das 18h, na Praça João Martins.
  • Sylvia Patrícia convida Sandra de Sá e também se apresenta o projeto Ópera Buffa, com Jonga Cunha, Rafa Chaves e Rafa Jardim, a partir das 19h, no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho.

Domingo – 17 de março,

  • Projeto Ubaque, com Pedro Pondé e Tiri, e show de Alexandre Leão – a partir das 17h, no Largo da Mariquita.

Sexta-feira – 22 de março

  • DJ Belle e Márcia Castro e convidados na gravação de audiovisual da Roda de Samba Reggae – a partir das 16h30, na Praça da Cruz Caída

Sábado – 23 de março

  • DJ Belle, Nêssa convida Sambaiana, e Duda Diamba – a partir das 16h30, na Praça da Cruz Caída.
  • Bailes da Cidade com as orquestras Paulo Primo, Zeca Freitas e a orquestra de Câmara de Salvador (com regência do maestro Angelo Rafael) – a partir de 17h, na Praça do Campo Grande.
  • Lincoln, DJ Xirita e Vanessa Borges – a partir das 18h, no Food Park Salvador Boca do Rio.

Domingo – 24 de março

  • Lavagem do Parque com show com banda de fanfarra, Tio Paulinho, Feira de Arte, Cultura e gastronomia, Babado Novo convidando Pierre Onassis e Marcia Freire, além de apresentação de capoeira, entre outras ações – a partir das 8h, no Parque da Cidade, que terá
  • Orquestras Fred Dantas e Sérgio Benutti, além do show de Roberta Campos, tendo Beto Guedes como convidados. a partir de 17h, na Praça do Campo Grande.
  • Projeto Vamos Ver o Pôr do Sol, com a banda Jammil – na Ponta do Humaitá.
  • Desfiles do Pranchão com o Mudei de Nome – a partir das 11hh, na orla do Parque dos Ventos.

Sexta-feira – 5 de abril

  • Psirico e Magary Lord – a partir das 18h, em Cajazeiras na sexta (5).

Sábado – 6 de abril

  • Shows de Carlinhos Brown, Seu Jorge, Larissa Luz, Luedji Luna e Banda Didá, na Praça Maria Filipa (antiga Praça Cairu, no Comércio)

Domingo – 7 de abril

  • Banda Mel faz um show especial de 40 anos – às 12h, no Parque da Cidade.

Boca de Brasa

No ano em que a Fundação Gregório de Mattos (FGM) chega aos 38 anos, acontece nos dias 21, 22 e 23 de março a 7ª edição do Movimento Boca de Brasa, no Quarteirão das Artes na Barroquinha. Serão 50 horas de programação, com a ocupação de sete espaços culturais. Entre as atividades, haverá painéis, shows, apresentações artísticas, exposições, rodada de negócios e feira de empreendedores. Dos 40 painelistas que participam da programação, estão MV Bill e Ronald Pessanha.

“Eu considero o Boca de Brasa um dos projetos mais vitoriosos da gestão. Além da parte de shows, há uma proposta de pensar e discutir a cidade, que tem um movimento nos bairros, periférico, muito forte. Salvador tem um miolo que a gente fala muito pouco. É importante que a cultura embarque nesse projeto de entender Salvador como uma cidade múltipla”, afirmou Fernando Guerreiro, presidente da FGM.

O grupo de teatro Aláfia vai apresentar o espetáculo A Cidade da Bahia é Nossa, no Largo do Pelourinho, nos dias 15 e 22 de março, além de 5 de abril, sempre às 19h.

Mulher

Ações da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) também integram a programação especial de aniversário de Salvador. Reunindo vários serviços municipais em único lugar, a Caravana da Mulher acontece no dia 6 de abril, na Casa do Caminho, em Sussuarana, das 8h às 12h. A iniciativa integra o Programa Alerta Salvador e oferece às mulheres acessos a serviços de forma itinerante, entre eles Cadúnico, Cartão SUS, Primeiro Passo, marcação de exames para a mulher, atenção à mulher vítima de violência doméstica, vagas de emprego, espaço de beleza e para crianças.

Também no dia 6 de abril, a Expo Mulher ocorre no Largo do Santo Antônio Além do Carmo, entre 16h e 21h. O objetivo da ação é fortalecer a autonomia econômica das mulheres, além de fomentar o empreendedorismo e possibilitar a divulgação das empreendedoras através do “Compre Delas”, plataforma digital criada para anúncio de venda.

Esportes

Dentro da programação esportiva, haverá neste domingo (17) a Corrida da Mulher, com percurso do Farol da Barra à Vila Caramuru, no Rio Vermelho. A largada será às 7h e as inscrições podem ser feitas no site partik.com.br/corrida-da-mulher. No dia 24 de março, acontece outra corrida, no Rio Vermelho: a Salvador 10 Milhas – 6ª Corrida da Advocacia. Haverá provas de cinco e dez milhas. As inscrições podem ser feitas no site salvador10milhas.com.br.

Já nos dias 30 e 31 de março, o Porto da Barra recebe uma competição internacional: o Oceanman, campeonato de natação de águas abertas. Por fim, no dia 7 de abril, acontece o Pedal da Cidade, passeio ciclístico pela orla Atlântica da cidade. A concentração é às 8h, no Parque dos Ventos.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 15 de março de 2024 03:08

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Anúncio
Publicado por
Tiago Marques
Tag Salvador

Notícias recentes

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024

Revenda BYD na Bahia abriu várias vagas de emprego

A BYD Mandarim, primeira revenda da montadora chinesa na Bahia, pertencente ao Grupo Indiana, abriu…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio