Região de Salvador

Operação Posto Legal identifica suspeita de venda de combustível irregular no interior da Bahia

Publicado por
Compartilhado

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) divulgou nesta quinta-feira (14) que durante mais uma etapa da operação Posto Legal, um posto de combustível localizado em Candeias foi flagrado comercializando óleo diesel B S10 não conforme, com problemas de qualidade. O estabelecimento foi autuado e teve, aproximadamente, 16.500 litros do produto interditados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

De acordo com informações da Sefaz, uma amostra deste combustível, e outras duas de óleo diesel B, foram coletadas pela ANP para serem analisadas no laboratório do órgão na Bahia. Os testes locais, que avaliam a qualidade dos combustíveis durante a ação fiscal, foram conduzidos por servidores da agência e do Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT-BA). No total, desde a segunda-feira (11), foram fiscalizados 20 postos em Salvador, Camaçari e Candeias.

A força-tarefa envolve, também, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), que verifica as questões legais relativas aos direitos do consumidor, e o Instituto Baiano de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Ibametro). Este último faz a verificação da exatidão das medições volumétrica ou quantitativas e outras questões de segurança das bombas e dos bicos.

A Posto Legal conta com as participações da Sefaz, que verifica a regularidade fiscal dos estabelecimentos, da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), representada pelas polícias Civil e Militar (por meio da Companhia Independente de Polícia Fazendária – Cipfaz), que garantem a segurança da operação, e a Procuradoria Geral do Estado (PGE), responsável pelo acompanhamento de questões jurídicas.

O diretor de Fiscalização do Procon Bahia, Iratan Vilas Boas, ressaltou que a operação foi criada em 2019 com o objetivo de fiscalizar todos os postos de combustíveis do Estado da Bahia. “Verificamos a qualidade e a quantidade do combustível que é entregue ao consumidor, a validade dos produtos comercializados, a regularidade com as obrigações fiscais, entre diversos outros itens ”, explicou.

Ele reforçou que foram encontradas, ainda, nesta etapa da operação, outras irregularidades como a falta de apresentação do Código de Defesa do Consumidor, produtos precificados de forma incorreta e alguns bicos de bombas com problemas de vazão: “estes fornecedores responderão por procedimentos administrativos e poderão ser autuados”.

Já o chefe adjunto do escritório da ANP em Salvador, Vanjoaldo Lopes, disse que a Agência Nacional de Petróleo tem o poder de interditar os postos em casos de identificação de não conformidades relacionadas à qualidade do produto ofertado à população, falta de cobertura fiscal e de segurança operacional, dentre outras situações.

Quanto aos testes locais, ele explicou que “todo posto tem a obrigação de ter os instrumentos de análise dos combustíveis, bem como alguém capacitado para fazer estes testes, que devem ser realizados, no mínimo, em duas ocasiões: quando o posto recebe o combustível do fornecedor e quando o consumidor solicitar. Caso o posto se negue a fazer os testes, o consumidor deve denunciar à ANP, que irá inserir este posto em fiscalização oportuna”. Além disso, Vanjoaldo ressaltou que a Agência verifica diversos outros aspectos que envolvem placas de informação, segurança, movimentação, qualidade e verificação da quantidade dos combustíveis comercializados.

Como denunciar

Os consumidores que identificarem suspeitas de irregularidades em postos de combustíveis localizados no Estado da Bahia podem encaminhar queixas à operação Posto Legal por meio do serviço Disque Denúncia Bahia, disponível nos telefones 71 3235 0000 (Salvador e RMS) e 181 (interior) e no endereço disponibilizado pela Sefaz.

Além disso, em todas as bombas de combustíveis do território nacional, é obrigatório ter a informação do telefone do Centro de Relações com o Consumidor (CRC) da ANP, o 0800 970 0267. Por meio deste número, os consumidores podem fazer suas denúncias com anonimato garantido.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 15 de março de 2024 16:09

Publicado por

Notícias recentes

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024

Estação Meteorológica do Inmet voltou a funcionar em Guanambi após mais de seis meses com problemas

A equipe de manutenção do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) esteve em Guanambi na última…

27 de abril de 2024

Prefeitura na Bahia encerra inscrições para concurso com 73 vagas nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Presidente Tancredo Neves,…

27 de abril de 2024

São Pedro de Iuiu 2024 divulgou primeiras atrações

Nesta sexta-feira, 26 de abril, foram divulgadas as primeiras atrações do São Pedro de Iuiu…

27 de abril de 2024

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio