22 C
Guanambi
19.4 C
Vitória da Conquista

Confira a previsão do Inmet para todo o Brasil até o dia 3 de abril

Mais Lidas

Nesta segunda-feira, 18 de março, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) concluiu e publicou o Informativo Meteorológico nº 10/2024, com a previsão do tempo para as próximas duas semanas. O documento também traz as condições observadas nos últimos 15 dias em todo o país.

Também nesta segunda, foi divulgado o prognóstico climático para o outono, que começa no Hemisfério Sul nesta quarta-feira (20), às 0h06. O documento foi elaborado em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe).

Confirma a previsão por semana:

Previsão para a 1ª semana – de 18 a 25 de março

Na primeira, entre os dias 18 e 25 de março, a semana poderá apresentar grandes acumulados de chuva, que poderão ultrapassar 100 milímetros (tons em vermelho), especialmente no centro-norte do País, devido à combinação do calor e alta umidade, além da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que continua influenciando as instabilidades no extremo norte do Brasil, provocando chuvas intensas.

O Inmet destaca que monitora continuamente estas condições, e reforça a importância do acompanhamento diário das atualizações de previsão do tempo e emissão dos avisos meteorológicos de tempo severo no portal.

Região Norte: são previstas pancadas de chuvas, com valores que podem superar os 100 milímetros (mm), principalmente em áreas do Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins. Não estão descartadas a ocorrência pontual de chuvas mais intensas, acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas.

Região Nordeste: as chuvas deverão continuar especialmente no norte da região, onde os totais podem ficar em torno de 100 mm. Áreas dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará deverão registrar os maiores acumulados de chuva. No leste da região, as chuvas deverão ser menos intensas quando comparadas com a semana anterior, com valores em torno de 40 mm.

Região Centro-Oeste: as chuvas deverão ter um pouco mais de regularidade em parte da região durante a semana. Nos estados de Mato Grosso e em Goiás, os totais de chuva poderão ficar em torno de 70 mm. Por outro lado, em Mato Grosso do Sul, a chuva deverá ser irregular, com total em torno de 40 mm.

Região Sudeste: a previsão indica maior total de chuva no estado do Rio de Janeiro, Vale do Paraíba e litoral norte de São Paulo e no sul e Zona da Mata de Minas Gerais, com valores em torno de 80 mm. Pontualmente pode ser registrada chuva mais intensa, acompanhada de rajadas de vento e trovoadas e, por isso, faz-se necessário o acompanhamento diário da previsão de tempo e dos avisos meteorológicos de tempo severo do Inmet.

Região Sul: terá temporais isolados especialmente em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O total de chuva pode ficar em torno de 80 mm.

Previsão para a 2ª semana – 26 de março a 3 de abril

Previsão de chuva para 2ª semana – 26 de março a 3 de abril – Fonte: NCEP/NOAA.

Na segunda semana, entre os dias 26 de março e 3 de abril de 2024. De acordo com o modelo de previsão numérica, a semana poderá apresentar volumes de chuva maiores que 90 mm nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Região Norte: o período ainda será de muita chuva. São previstos acumulados maiores que 90 mm, mas principalmente, em áreas do Amazonas, Amapá, Pará e Tocantins.

Região Nordeste: a previsão é de chuva que, localmente, pode ser forte e superar os 90 mm no centro-norte e em todo litoral leste da Região. Nas demais áreas, as chuvas deverão ser mais irregulares e de menor intensidade.

Regiões Centro-Oeste e Sudeste: são previstas pancadas de chuvas, mas que podem ser localmente fortes e superar os 80 mm. As chuvas deverão ser mais intensas nos estados de Mato Grosso e Goiás. Nas demais áreas, a previsão é de acumulados de chuvas menores, podendo ficar em torno de 30 mm.

Região Sul: a previsão é de chuva irregular, com totais que podem ficar em torno de 50 mm.

O Informativo Meteorológico nº 10/2024 com previsão completa para os próximos 15 dias e as condições observadas no Brasil podem ser conferidas no portal do Inmet.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas