Anúncio
Região de Salvador

Primeiro Planetário de Salvador será inaugurado em abril

Publicado por
Aleff Melo
Compartilhado
Anúncio

Será aberto ao público a partir de 02 de abril o Planetário da Universidade Federal da Bahia (Ufba), primeiro equipamento do tipo em Salvador. Projetores digitais de última geração transformam uma cúpula de 11 metros de diâmetro e 180 m² de área em uma grande tela de cinema, que reproduz o céu e permite observar as milhares de estrelas, planetas, constelações, nebulosas e galáxias do universo.

De acordo com informações da Ufba, no espaço, também estarão disponíveis potentes telescópios para observação direta, em espaço aberto, com capacidade de visualizar desde as crateras da Lua até os anéis de Saturno, Júpiter e suas luas. O novo equipamento permitirá ainda a exibição de conteúdos científicos diversos, favorecendo múltiplos usos por parte das unidades universitárias.

Anúncio
Anúncio

O agendamento da visita será feito em breve pela plataforma Sympla ou por meio do site do planetário. Inicialmente, serão duas sessões de 40 a 50 minutos, mas a expectativa é de que, em breve, o planetário funcionará todos os dias, das 8h às 20h. Quando estiver a pleno vapor, o planetário reservará 10 sessões semanais gratuitas para estudantes de escolas públicas municipais e estaduais, e 7 sessões semanais para o público interno da Ufba. As sessões abertas para o público em geral serão comercializadas, com receita revertida para a manutenção do próprio planetário.

A experiência na sala com capacidade para 85 pessoas proporciona a projeção de imagem e som através de softwares modernos e conexão com a internet de alta velocidade. A estrutura do planetário, da construção aos equipamentos, foi doada à Ufba por um ex-aluno, Francisco Lacerda Brito, graduado na Faculdade de Direito, astrônomo amador e fundador do Instituto de Astronomia Brito Castelo Branco (IABCB).

A gestão do novo equipamento se dará por meio de parceria estabelecida entre a Ufba, o IABCB e a Associação de Astrônomos Amadores da Bahia. O terreno para a construção do Planetário, situado ao lado da portaria principal do campus de Ondina, na Avenida Milton Santos, foi disponibilizado pela Ufba para a implementação do projeto.

Anúncio

Membro da comissão gestora do Planetário, o diretor do Instituto de Física, Ricardo Miranda, destaca a importância desse tipo de equipamento, que existe em quase todas as capitais brasileiras e será o primeiro de Salvador. “É um local de encantamento das pessoas para a astronomia, em primeiro lugar, e para as ciências, de uma forma geral,” afirma.

Miranda acrescenta que a sessão do planetário “é uma experiência imersiva, com imagem e som de alta qualidade, que desperta nos estudantes a vontade de estudar aquilo o que foi exibido”. O diretor também aponta as múltiplas formas com que o novo equipamento poderá ser utilizado pela universidade: “A tecnologia do projetor permite a sua utilização em diferentes áreas do conhecimento e poderá servir a todas as unidades de ensino da Ufba”.

Diretamente vinculado ao Planetário, o Instituto de Física promoverá no local o curso de Introdução à Astronomia. Já a Faculdade de Comunicação solicitou o espaço para atividades de disciplinas do curso de cinema. Miranda elenca ainda outras possibilidades de usos por unidades de ensino, a exemplo da Faculdade de Medicina, que poderá promover a transmissão ao vivo de cirurgias, utilizando os recursos avançados de conexão e alta definição das imagens.

Anúncio

A Escola de Dança e a Politécnica também já demonstraram interesse em utilizar o espaço, que será capaz de adaptar as projeções aos diferentes projetos e propósitos. “Dessa forma, o novo equipamento dará uma contribuição fundamental para o desenvolvimento da universidade pública e da ciência no Brasil”, resume Miranda.

Anúncio
Anúncio
Anúncio

Esta postagem foi publicada em 20 de março de 2024 09:27

Aleff Melo

Anúncio
Publicado por
Aleff Melo

Notícias recentes

São Pedro de Iuiu 2024 divulgou primeiras atrações

Nesta sexta-feira, 26 de abril, foram divulgadas as primeiras atrações do São Pedro de Iuiu…

27 de abril de 2024

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024
Anúncio