Destaques

MEC está ofertando três mil bolsas de doutorado-sanduíche no exterior

Publicado por
Compartilhado

Nesta sexta-feira (22) a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), divulgou que estão abertas as inscrições para o processo de seleção para a edição de 2024 do Programa Institucional de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE), ao todo estão sendo ofertadas 2.976 bolsas. O investimento é destinado ao fomento do intercâmbio científico e à qualificação acadêmica de pós-graduandos do Brasil em diferentes países.

De acordo com informações do Ministério da Educação (MEC), para ser beneficiado com uma bolsa, o candidato deve participar, até 30 de abril, de seleção interna na instituição de educação superior onde cursa o doutorado. Após essa etapa, começará a fase de inscrição no Sistema de Inscrições da Capes (Sicapes), que vai de 2 a 16 de maio. A publicação da relação dos aprovados está prevista para 19 de julho, e as atividades no exterior devem ter início entre setembro e novembro deste ano.

O selecionado receberá bolsa mensal, auxílios para deslocamento, instalação e seguro-saúde, além do adicional de localidade, quando for o caso. A duração dos benefícios varia de três a seis meses. Para participar, o candidato precisa estar matriculado em um curso de doutorado, comprovar qualificação para o PDSE e ter declaração de reconhecimento de fluência linguística assinada pelo coorientador no exterior e pelo orientador no Brasil.

A condição de brasileiro nato ou naturalizado também é exigida. No caso de estrangeiros, estes devem possuir visto de estudante ou autorização de residência no Brasil. Além disso, é necessário ter o identificador Orcid (Open Researcher and Contributor ID) válido no ato da inscrição e não ter recebido bolsa de doutorado-sanduíche anteriormente. Se o candidato for bolsista no doutorado com recursos federais, precisará pedir a suspensão ou o cancelamento do benefício.

Só poderão indicar candidatos os programas de pós-graduação com notas iguais ou superiores a 4 na Avaliação Quadrienal da Capes. Os cursos de doutorado novos podem apresentar propostas desde que já tenham sido reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

Os critérios de elegibilidade para o candidato e a instituição, assim como as etapas da seleção, estão detalhados no Edital 6/2024. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail pdse@capes.gov.br.

PDSE

Criado em 2006, o Programa Institucional de Doutorado-Sanduíche no Exterior permite que pós-graduandos matriculados em cursos de doutorado no Brasil façam parte de seus estudos em instituição estrangeira. Ao final da bolsa, que dura entre quatro e seis meses, eles deverão retornar ao Brasil para a defesa da tese.

O PDSE complementa e aumenta as possibilidades de formação ofertadas no Brasil, expande a colaboração com cientistas do exterior, aumenta a visibilidade da produção científica brasileira e fortalece os programas de pós-graduação nacionais.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 25 de março de 2024 08:40

Publicado por

Notícias recentes

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo divem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a…

28 de abril de 2024

Inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Salvador para PGMS encerram nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no processo seletivo simplificado aberto pela Prefeitura de Salvador,…

27 de abril de 2024

Santa Casa da Bahia abriu vagas de emprego e para programa Jovem Aprendiz

A Santa Casa da Bahia, instituição filantrópica responsável por manter e administrar unidades de saúde…

27 de abril de 2024

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio