Anúncio
Região de Ilhéus-Itabuna

Agricultura familiar da Bahia produz chocolates veganos e sustentáveis para a páscoa

Publicado por
Aleff Melo
Compartilhado
Anúncio

A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), órgão vinculado ao Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) informou que com a proximidade da Páscoa traz não apenas a expectativa dos ovos de chocolate, mas também uma oportunidade de promover um consumo mais consciente e sustentável. Na Bahia, a agricultura familiar está se destacando ao oferecer opções de chocolates veganos e de alta qualidade, perfeitos para quem busca uma celebração mais saudável.

De acordo com informações da Companhia, a Cooperativa de Serviços Sustentáveis ​​da Bahia (Coopessba), sediada em Ilhéus e detentora da marca Natucoa, está na vanguarda dessa iniciativa. Com uma linha diversificada de produtos, a Coopessba não fornece apenas sabores únicos, mas também promove práticas agrícolas sustentáveis ​​e apoia a economia local.

Anúncio

Entre os produtos oferecidos pela Natucoa estão barras de chocolate com licuri e nibs, com teores variados de cacau (56%, 70% e 80%), todos livres de lactose. Além disso, as barras frutadas, com banana, jaca, abacaxi e cupuaçu, proporcionam uma explosão de sabores tropicais em cada mordida.

A cooperativa também tem a linha infantil, o Tomzinho, que é feito com chocolate com frutas da região e as drágeas de chocolate, feitos com licuri e castanha de caju cobertos com chocolate. Todos esses chocolates podem ser adquiridos facilmente através do site da Natucoa, tornando-os acessíveis a todos os consumidores.

Um destaque especial vai para o “Chocolate 7 Doses do Fruto Sagrado”, uma criação exclusiva da Natucoa. Este produto, 100% cacau e vegano, é originário da Costa do Cacau, na Bahia, e é produzido artesanalmente a partir de amêndoas selecionadas de frutos colhidos nas matas da região. Inspirado nas cerimônias do cacau, esse chocolate é mais do que uma simples sobremesa: é uma experiência sensorial que conecta o consumidor à rica tradição cultural e gastronômica da Bahia.

A Coopessba conta com o apoio do Governo do Estado, por meio SDR, que tem investido em ações como a do serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater) continuada para agricultores e agricultoras locais, aquisição de equipamentos e construção de infraestrutura. Isso demonstra um compromisso conjunto em promover o desenvolvimento sustentável e a valorização da agricultura familiar na Bahia.

Carine Assunção, representante da Natucoa, ressalta o compromisso da cooperativa com a qualidade e a transparência em toda a cadeia produtiva: “O diferencial do nosso chocolate é que o nosso chocolate é com mais cacau, tem rastreabilidade, não tem nenhum aditivo ou aromatizante. É só cacau, manteiga de cacau e açúcar demerara. O consumidor vai ter certeza de onde é feito. Usamos também produtos de outras cooperativas, como o licuri e frutas desidratadas, fazendo esse ciclo girar”.

Com uma abordagem que valoriza a produção local, a sustentabilidade e a diversidade de sabores, a agricultura familiar na Bahia mostra que é possível celebrar a Páscoa de maneira saudável e deliciosa.

Anúncio
Anúncio

Esta postagem foi publicada em 26 de março de 2024 09:45

Aleff Melo

Anúncio
Publicado por
Aleff Melo

Notícias recentes

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024

Revenda BYD na Bahia abriu várias vagas de emprego

A BYD Mandarim, primeira revenda da montadora chinesa na Bahia, pertencente ao Grupo Indiana, abriu…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio