Geral

4 motivos para usar um conversor de PDF (e como fazer isso)

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado

Converter arquivos é uma das tarefas mais básicas de quem trabalha ou estuda com o auxílio de ferramentas digitais. O PDF tem protagonismo aí, considerando a sua frequência de uso no dia a dia.

O PDF é uma das extensões de arquivo mais usadas no meio digital, por diversos motivos. De imediato, podemos citar a sua versatilidade, já que documentos em PDF têm o potencial de ser abertos em quase qualquer dispositivo e sistema operacional, sem a necessidade de baixar plugins adicionais.

Em segundo lugar, existe o fato de que esse formato é capaz de agregar tanto texto (seu principal recurso) quanto imagens, hiperlinks e anexos. Tudo isso garante um documento mais completo, onde podemos encaixar informações relevantes para questões profissionais, acadêmicas ou da vida pessoal.

Pensando em tudo isso, é muito importante conhecer um conversor de PDF, seja para transformar documentos já nesse formato em outros, como o Word ou para tornar as imagens, as planilhas e os textos em PDF. Abaixo vamos explorar os motivos para isso e tudo o que deve saber antes de começar.

4 motivos para usar um conversor de PDF

Como mencionamos brevemente na introdução, os serviços de edição de PDF cumprem numerosos propósitos. Neles, usuários encontram ferramentas relevantes que ajudam a converter (ato sobre o qual vamos falar mais adiante), comprimir, dividir, excluir, juntar, proteger, assinar e demais tarefas.

1 – Garante que os arquivos sejam abertos sem erros

Seja em um ambiente profissional, acadêmico ou outro, enviar arquivos é algo normal e esperado, em especial aqueles no formato PDF. Apesar disso, nem sempre essa extensão é a mais indicada para alguma tarefa, o que significa que é importante saber como converter PDF em Word com um serviço.

O mesmo vale para aquelas situações em que você é a pessoa que recebe um arquivo e não é capaz de executá-lo adequadamente. A conversão de PDF com recursos não resulta em perda de qualidade significativa, permitindo que tanto textos quanto imagens presentes no documento se mantenham.

2 – Mantém a qualidade das imagens dos documentos

No item anterior nós tocamos brevemente nesse ponto, mas vale a pena dedicar um tópico exclusivo ao assunto! Uma das maiores preocupações com a conversão de documentos em PDF é a perda de qualidade, o que não ocorre com a maioria, considerando a multiplicidade de formatos compatíveis.

Embora o Word tenha ganhado destaque até aqui, é interessante mencionar que os serviços também trazem a alternativa de converter PDF em imagens (e vice-versa), o que é indicado àqueles arquivos em que o foco é a parte visual. Com isso, usuários conseguem editar as imagens em outros softwares.

3 – Pode ser feito rapidamente com um navegador de internet

Para quem não tem experiência com tarefas dessa natureza, o termo “conversor de PDF” parece intimidador. A verdade é que se trata de algo muito simples com aqueles online, pedindo somente um navegador com acesso à internet. Além disso, tudo é concluído em segundos e sem maiores esforços.

4 – Funciona em conjunto com outros recursos de edição de PDF

Conversores de PDF não costumam existir sozinhos, compartilhando espaço com outras ferramentas de edição de arquivos nesse formato. Como mencionado antes, os recursos variam desde a junção de páginas de documentos distintos até a extração e eliminação de partes específicas do arquivo em PDF.

E o melhor? Todas essas funções podem ser executadas em conjunto. Isso significa que você consegue converter um documento e então remover páginas dele, tudo em uma mesma plataforma. Para quem lida com PDF no dia a dia e precisa editá-los com frequência, não existe melhor espaço para tarefas.

O que você precisa saber antes de fazer a conversão de PDF?

Compreendidos os motivos para usar um conversor de PDF, surgem questões a respeito de como fazer isso. No decorrer do texto nós falamos sobre os editores online, mas vale mencionar que há também aqueles baixados e instalados em computadores e dispositivos móveis, na forma de softwares e apps.

É interessante citar que, embora não existam restrições quanto ao tamanho de PDF que podem ser convertidos, cada serviço traz um limite distinto e pode pedir assinaturas. Da mesma forma, a duração dos processos costuma levar entre alguns segundos e vários minutos, dependendo de cada arquivo.

Não há aspectos negativos de usar um conversor de PDF, desde que você mantenha o documento original ainda salvo. Isto é: faça as conversões, mas guarde uma cópia do arquivo ainda em PDF. Isso garante que, caso precise, tenha duas opções e possa realizar novos processos caso haja necessidade.

Ao fim, apenas você pode dizer se o uso de um conversor de PDF tem aplicações práticas no seu dia a dia ou não. Na maioria dos casos, profissionais e estudantes veem grande vantagem em agregar esse recurso, ganhando flexibilidade no cumprimento de tarefas e diminuído o tempo para finalizar tarefas.



Anúncio

Esta postagem foi publicada em 27 de março de 2024 01:53

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

São Pedro de Iuiu 2024 divulgou primeiras atrações

Nesta sexta-feira, 26 de abril, foram divulgadas as primeiras atrações do São Pedro de Iuiu…

27 de abril de 2024

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024